Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46334
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn1414-5685
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46334-
dc.description.abstractFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso a ambientes virtuais de aprendizagem e a análise do seu impacto no desenvolvimento técnico-profissional e psicossocial dos estudantes do ensino superior tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica, nomeadamente no domínio das ciências da educação. A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=120), a partir da análise qualitativa das suas próprias perceções e narrativas, e tendo como referencial de fundo o modelo Community of Inquiry [1] no que concerne à aprendizagem em ambientes virtuais, que servirão de grelha de análise dos dados recolhidos. Os resultados mostram que estes ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado na aprendizagem, no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado em princípios como o construtivismo, a autonomia e a interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a tarefa, Confiança nas suas capacidades e Relação com os colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, quer do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectautoconceito académicopor
dc.subjectambientes virtuaispor
dc.subjectensino superiorpor
dc.titleAutoconceito Académico em Ambientes Virtuais de Aprendizagempor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage31por
degois.publication.lastPage46por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista Brasileira de Informática na Educaçãopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.5753/rbie.2014.22.02.31por
degois.publication.volume22por
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Autoconceito Academico em Ambientes Virtuais.pdf829.08 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

821
checked on Dec 4, 2019

Download(s)

66
checked on Dec 4, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Dimensions


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.