Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46331
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46331-
dc.description.abstractPretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectestilos de aprendizagempor
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapor
dc.titleAprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vidapor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage544por
degois.publication.lastPage566por
degois.publication.issue95por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/S2176-6681/305811495por
degois.publication.volume241por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprender no Ensino Superior.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

822
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

315
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.