Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46330
Title: | A promoção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da matemática | Authors: | Silva, Carla Moreira, J. António |
Keywords: | competências de aprendizagem; Percepção de aprendizagem; Ambientes online | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais | metadata.degois.publication.volume: | 13 | metadata.degois.publication.issue: | 1 | metadata.degois.publication.location: | Brasil | Abstract: | Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-‐ Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46330 | ISSN: | 2176-171X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A promocao de competencias de aprendizagem.pdf | 429.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
260
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
151
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.