Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/45668
Title: | Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais | Authors: | Reis, Carlos Francisco de Sousa | Keywords: | Razão pedagógica; filosofia da educação; Pós-modernidade; Metamodernidade | Issue Date: | 2013 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Serial title, monograph or event: | Educação: perspetivas e desafios | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Neste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educação | URI: | http://hdl.handle.net/10316/45668 | ISBN: | 978-989-26-0767-2 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0767-2 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOS DESAFIOS IM-POSSÍVEIS DA PÓS-MODERNIDADE À RECONSTRUÇÃO DOS REFERENTES.pdf | 321.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
361
checked on Mar 20, 2023
Download(s)
168
checked on Mar 20, 2023
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.