Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/44895
Title: O apoio das bibliotecas à investigação científica em Portugal: uma revisão da literatura
Authors: Revez, Jorge 
Borges, Maria Manuel 
Keywords: Bibliotecas; Investigação científica; Portugal; Revisão da literatura
Issue Date: 2017
Serial title, monograph or event: Páginas a&b
Volume: 3ª série
Issue: Número especial
Abstract: A investigação científica assenta em conhecimento científico prévio, o que torna as bibliotecas num pilar fundamental de acesso ao conhecimento e à sua criação. Este artigo procura refletir sobre a relação entre a investigação científica em Portugal e as bibliotecas, que dão acesso a uma parte nuclear dos recursos de informação, centrada em duas vertentes: (i) o posicionamento das bibliotecas como suporte da investigação científica num ambiente de oferta generalizada de informação disponível em linha e (ii) o modo como são percecionados pelos investigadores os serviços oferecidos pelas bibliotecas de investigação e universitárias em Portugal. Este trabalho assenta numa revisão da literatura seguindo a proposta cronológica de Manuel Heitor (2015) para a evolução da ciência portuguesa. Os dados apresentam dois itinerários interpretativos que giram em torno dos contributos dos profissionais de informação e da investigação universitária em Ciência da Informação. Conclui-se que não existe ainda um estudo profundo dedicado ao apoio das bibliotecas à investigação científica, havendo espaço em aberto para a prossecução de um trabalho desta natureza.
URI: http://hdl.handle.net/10316/44895
ISSN: 08735670
DOI: 10.21747/21836671/pag
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2663-6674-1-PB.pdf690.75 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

148
checked on Sep 17, 2019

Download(s) 50

244
checked on Sep 17, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Dimensions


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.