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https://hdl.handle.net/10316/446
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Duarte, Maria Adelaide Pedrosa Silva | - |
dc.contributor.author | Simões, Marta Cristina Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T11:39:40Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T11:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-15 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/446 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Economia, especialização em Desenvolvimento e Política Económica apresentada à Fac. de Economia de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é uma investigação empírica dos mecanismos de transmissão dos investimentos em educação e suas categorias em termos de crescimento da produtividade para um conjunto de países da OCDE, utilizando dados em painel. Para tal propomos uma especificação empírica que corresponde a uma versão corrigida e aumentada da especificação proposta por Benhabib e Spieged (1994) para o estudo do papel do capital humano no crescimento económico, onde se realçam as interligações da educação com outros determinantes das actividades de inovação e imitação propostos pela literatura, a Investigação e Desenvolvimento (IeD), o comércio internacional e o Investimento Directo Estrangeiro (IDE). Conhecendo melhor os mecanismos de transmissão dos investimentos em educação em termos de crescimento da produtividade é possível derivar predições de políticas de educação mais rigorosas uma vez que as economias alcançarão maiores benefícios com a coordenação das diferentes reformas ao invés de se concentrarem em cada política isoladamente. Os resultados da análise de um conjunto de vinte e três países da OCDE, ao longo das quatro últimas décadas do século XX, confirmam o papel fundamental da educação em termos de assimilação da tecnologia desenvolvida no exterior e a complementaridade da educação ao nível dos ensinos secundário e superior com as despesas de IeD. Ao analisarmos a relação ao nível mais desagregado de quinze indústrias transformadoras de onze países da OCDE entre 1981 e 2000, concluímos que a influência dos diferentes níveis de escolaridade varia de acordo com a intensidade tecnológica das diferentes indústrias. Por último, examinam-se os potenciais benefícios da educação para o crescimento da produtividade de catorze indústrias transformadoras portuguesas entre 1986 e 1997, não tendo os resultados obtidos revelado qualquer influência da educação via produção de conhecimento, resumindo-se o seu impacto a uma influência positiva ao nível do ensino secundário via a assimilação da tecnologia incorporada nas importações. | en_US |
dc.language.iso | eng | eng |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Produtividade do trabalho -- Países da OCDE | en_US |
dc.subject | Desenvolvimento da educação -- Países da OCDE | en_US |
dc.title | Levels of education, technology and growth : the OECD evidence from a country and industry-level perspective | en_US |
dc.type | doctoralThesis | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | en | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
crisitem.advisor.researchunit | Group for Monetary and Financial Studies | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-6585-2744 | - |
crisitem.author.researchunit | Group for Monetary and Financial Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-1046-2551 | - |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento FEUC- Teses de Doutoramento |
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