Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44237
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorbin, Danielle-
dc.contributor.advisorVilela, Mário-
dc.contributor.authorRio-Torto, Graça-
dc.date.accessioned2017-10-30T17:14:16Z-
dc.date.available2017-10-30T17:14:16Z-
dc.date.issued1993-10-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/44237-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras (Línguística Portuguesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbrapt
dc.description.abstractEsta dissertação, consagrada ao estudo dos mecanismos de formação de palavras no português europeu contemporâneo, encontra-se dividida em duas partes: a Parte I teoriza o lugar da formação de palavras nas teorias linguísticas. Partindo duma análise crítica das propostas disponíveis sobre a temática, nomeadamente sobre os modelos estruturalistas e gerativistas mais significativos (cap.s I e II), apresenta-se, no capítulo III, um modelo alternativo de produção lexical, que se caracteriza pela polidimensionalidade e pela interactividade. A formação de palavras é encarada como um sector polimodular e polidimensional, que interage com os demais domínios da língua: fonológico, morfológico, lexical, semântico, sintáctico e pragmático. O modelo construído permite (i) definir as características das operações derivacionais subjacentes às regras de construção lexical e os mecanismos semânticos e formais que presidem à transformação dos produtos possíveis nos produtos convencionais, e simultaneamente (ii) dar conta das diferentes interpretações e usos a que constituintes e derivados se prestam. A configuração modular do sector genolexical e a correlativa estratificação dos diferentes níveis de produção de significações (sistémico, convencional, co(n)textual e pragmático) constituem a resposta a estas preocupações. Uma vez definidos e caracterizados os processos e os paradigmas genolexicais do português contemporâneo, o capítulo IV visa delimitar a especificidade da «Regra de formação de produtos avaliativos» no quadro dos demais paradigmas derivacionais, heterocategoriais e isocategoriais. A Parte II é consagrada à análise do funcionamento dos operadores avaliativos do português. Embora com graus de produtividade e de disponibilidade diversos, são cerca de uma centena os afixos (sufixos e prefixos) de avaliação que a língua portuguesa (nas suas diferentes manifestações diatópicas, diastráticas e diafásicas)comporta. A relevância deste paradigma derivacional decorre de duas características: Tratando-se de um paradigma isocategorial, é dos poucos que opera sobre diversas categorias de base; instanciando uma avaliação, necessariamente subjectiva, e que comporta diversos graus (excessivo, superlativo, intensivo, equativo, atenuativo, entre outros), o recurso a produtos avaliativos serve objectivos ilocutórios diversos, que se reflectem na natureza dos items envolvidos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Letras de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFormação de palavraspt
dc.subjectMorfologiapt
dc.subjectLíngua Portuguesapt
dc.subjectSemânticapt
dc.titleFormação de palavars em português: aspectos da construção de avaliativospt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo1993-10-29*
dc.subject.fosLinguística Portuguesapt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.orcid9085-5521-3442-7160-
Appears in Collections:I&D CELGA - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Formação Palavras Português.pdf33.65 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.