Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43985
Title: Transformação social, democracia e cultura de empresa - o caso português no contexto da crise europeia
Other Titles: Social transformation, democracy and corporate culture - the portuguese case in the context of the european crisis
Authors: Estanque, Elísio 
Keywords: Cultura de Empresa; Crise; Autoeuropa; Trabalho; Negociação; Democracia; Corporate Culture; Crisis; Autoeuropa; Labor; Negotiation; Democracy
Issue Date: 2012
Publisher: FAE Centro Universitário
Serial title, monograph or event: Revista da FAE
Volume: 15
Issue: 2
Place of publication or event: Curitiba
Abstract: A temática da cultura de empresa na sociedade portuguesa serve de ponto de partida, no presente texto, para uma reflexão mais abrangente sobre a sociedade portuguesa e as tendências de transformação socioecônomicas na Europa ao longo das últimas décadas. Uma das linhas de preocupação prende-se com a necessidade de conjugar a coesão da sociedade, a mudança e a inovação tecnológica. Por outro lado, as condições de trabalho e os mecanismos de diálogo são discutidos em articulação com a dimensão conflitual inerente à estrutura do capitalismo moderno. Assim, o conflito, a negociação e a inovação constituem ingredientes que terão de se conjugar no quadro de um projeto de modernização que vise o equilíbrio e o bem-estar geral. O caso da empresa Autoeuropa (do grupo Volkswagen) é abordado à luz do paradigma ‘político-cultural’, apresentando-o como um exemplo que tem conseguido conciliar o estímulo à produtividade com a defesa dos valores democráticos e dos mecanismos de diálogo.
The discussion about corporate culture is the starting point for this article, aiming a broader reflection on the Portuguese society and the socioeconomic trends in Europe over the past decades. One first line of concern is about the need to connect social cohesion, change and technological innovation. Moreover, working conditions and dialogue mechanisms are discussed in articulation with social and labor conflicts in the overall structure of modern capitalism. Thus, conflict, negotiation and innovation are ingredients that have to be combined under a modernization project that aims at general welfare. The case of Autoeuropa (Volkswagen Group) is discussed in the light of the political-cultural paradigm, presenting it as an example that has been able to reconcile the productivity stimulus with democratic values and mechanisms for dialogue.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43985
ISSN: 2447-2735
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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