Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/43703
Title: “O CES vai à Escola” e Refugiados/as: quando o saber ocupa lugar
Authors: Ribeiro, Joana Sousa 
Keywords: Ciência; Educação; Refugiados/as; Pensamento crítico; Cidadãos/ãs
Issue Date: Sep-2017
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Cescontexto - debates
O drama dos/as refugiados/as na Europa
Issue: 18
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este texto procura reflectir sobre a experiência da atividade de extensão “O CES vai à Escola”, uma iniciativa desenvolvida por alguns investigadores/as do Centro de Estudos Sociais (CES), em parceria com o programa Ciência Viva. Concretamente, tendo como referência a sessão intitulada “A Crise dos Refugiados na Europa e as Mobilidades Transnacionais”, pretende-se realçar a necessidade de desenvolver, no âmbito das actividades escolares, um tempo de reflexão e de informação crítica sobre acontecimentos que permeiam as sociedades actuais, neste caso as designadas “migrações forçadas”. Defende-se, assim, a promoção de espaços-temporais que fomentem o pensamento crítico e a interação entre a comunidade escolar e a comunidade científica, de modo a potenciar a coformação para o (inter)reconhecimento, para o diálogo intercultural, para a paz e para os direitos fundamentais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/43703
ISSN: 2192-908X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

422
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

214
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.