Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/43703
Title: | “O CES vai à Escola” e Refugiados/as: quando o saber ocupa lugar | Authors: | Ribeiro, Joana Sousa | Keywords: | Ciência; Educação; Refugiados/as; Pensamento crítico; Cidadãos/ãs | Issue Date: | Sep-2017 | Publisher: | Centro de Estudos Sociais | Serial title, monograph or event: | Cescontexto - debates O drama dos/as refugiados/as na Europa |
Issue: | 18 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Este texto procura reflectir sobre a experiência da atividade de extensão “O CES vai à Escola”, uma iniciativa desenvolvida por alguns investigadores/as do Centro de Estudos Sociais (CES), em parceria com o programa Ciência Viva. Concretamente, tendo como referência a sessão intitulada “A Crise dos Refugiados na Europa e as Mobilidades Transnacionais”, pretende-se realçar a necessidade de desenvolver, no âmbito das actividades escolares, um tempo de reflexão e de informação crítica sobre acontecimentos que permeiam as sociedades actuais, neste caso as designadas “migrações forçadas”. Defende-se, assim, a promoção de espaços-temporais que fomentem o pensamento crítico e a interação entre a comunidade escolar e a comunidade científica, de modo a potenciar a coformação para o (inter)reconhecimento, para o diálogo intercultural, para a paz e para os direitos fundamentais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43703 | ISSN: | 2192-908X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O CES vai à Escola e Refugiadosas_quando o saber ocupa lugar.pdf | 686.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
422
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
214
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.