Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/43667
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeodoro, António-
dc.contributor.authorGuilherme, Manuela-
dc.date.accessioned2017-09-29T13:21:13Z-
dc.date.available2017-09-29T13:21:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier10.24115/S2446-6220201733394p.8-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/43667-
dc.description.abstractO presente artigo é fruto do trabalho realizado no âmbito da rede RIAIPE, uma rede que integra universidades e centros de I&D da Europa e da América Latina e Caribe. Durante a primeira metade da década de 2010, a Rede desenvolveu um projeto financiado pela Comissão Europeia, Programa ALFA, sobre equidade e inclusão dos grupos sociais mais vulneráveis na Educação Superior na América Latina. Neste artigo apresenta-se o enquadramento político e social realizado sobre as mudanças verificadas nas regiões das equipas de investigação participantes neste projecto nas décadas finais do século XX e na primeira do século XXI. Assume-se que o neoliberalismo falhou completamente como modelo de desenvolvimento económico, mas reconhece-se que, como política de cultura, continua (ainda) em força, fruto de se ter tornado um senso comum que molda a ação dos governos e dos responsáveis pela educação superior.por
dc.description.abstractThis article comes out of the work accomplished within the scope of the RIAIPE network which encompasses universities and I&D centres in Europe, Latin America and Caribe. During the first half of the 2010s, this network carried out a project, funded by the European Commission, ALFA programme, on equity and inclusion of the most vulnerable social groups in higher education in Latin America. This article accounts for the political and social framework of the changes enacted in the regions of the participating research teams throughout the last decades of the 20th century and the first one in the 21st century. It is here assumed that neoliberalism has failed as an economy development model but we must acknowledge that it (still) remains strong as cultural politics due to the fact that it has become common sense and has framed governments’ action and higher education policies.por
dc.description.abstractEste artículo es fruto del trabajo realizado en el marco de la red RIAIPE, una red que integra universidades y centros de investigación y desarrollo de Europa y de América Latina y el Caribe. Durante la primera mitad de la década de 2010, la Red desarrolló un proyecto financiado por la Comisión Europea, Programa ALFA, sobre equidad e inclusión de los grupos sociales más vulnerables en la Educación Superior en América Latina. En este artículo se presenta el marco político y social realizado sobre los cambios en las regiones de los equipos de investigación participantes en este proyecto en las décadas finales del siglo XX y en la primera del siglo XXI. Se asume que el neoliberalismo ha fracasado completamente como modelo de desarrollo económico, pero se reconoce que, como política de cultura, continúa em fuerza, fruto de haberse convertido en un sentido común que moldea la acción de los gobiernos y de los responsables educación universitaria.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUFSCARpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectRede RIAIPEpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectHigher Educationpor
dc.subjectLatin Americapor
dc.subjectEuropepor
dc.subjectRIAIPE Networkpor
dc.subjectNeoliberalismpor
dc.subjectEducación Superiorpor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectRed RIAIPEpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.titleA educação superior em tempos de mudança na América Latina e na Europa: anotações para uma agenda alternativapor
dc.title.alternativeHigher education in times of change in Latin America and Europe: notes for an alternative agendapor
dc.title.alternativeLa educación superior en tiempos de cambio en América Latina y Europa: anotaciones para una agenda alternativapor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage8por
degois.publication.lastPage16por
degois.publication.issue3por
degois.publication.locationSorocabapor
degois.publication.titleLaplage em Revistapor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.24115/S2446-6220201733394p.8-16por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.24115/S2446-6220201733394p.8-16por
degois.publication.volume3por
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculdade de Letras, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.researchunitLanguage, Interpretation and Philosophy -LIF-
crisitem.author.orcid0000-0003-0408-7476-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A educação superior em tempos de mudança na América.pdf639.18 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

WEB OF SCIENCETM
Citations

1
checked on Sep 14, 2020

Page view(s)

247
checked on Sep 22, 2020

Download(s)

132
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.