Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42637
Title: Caderno de Discussão: ‘Ao fim ao cabo, foi a Europa que fez o mundo moderno’: o Eurocentrismo na história e nos seus manuais
Authors: Araújo, Marta 
Rodríguez Maeso, Silvia 
Issue Date: 2013
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Project: FCOMP-01-0124-FEDER-007554
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta brochura baseia-se nos resultados do projecto de investigação ‘Raça’ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história (ver fcha metodológica) que decorreu entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2012. O projecto teve como objectivo principal a análise interdisciplinar da (re)produção do eurocentrismo nos manuais de história do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, considerando os seus contextos de produção, disseminação e consumo. A análise incidiu sobre a forma como o eurocentrismo – enquanto paradigma de produção e interpretação do conhecimento – naturaliza a ausência da história de África e invisibiliza o racismo. Com o intuito de disseminar os aspectos mais relevantes do referido trabalho, apresenta-se aqui de forma resumida a abordagem do projecto ao estudo dos manuais de história e a ideias-chave como ‘raça’, racismo e eurocentrismo. Pretende este ser um contributo para a discussão sobre a educação – e, em particular, sobre o ensino da história – tomando-a como uma esfera que reflecte e consolida lutas políticas, sociais, culturais e económicas mais amplas. Consideram-se ainda os aspectos mais relevantes para a defnição de políticas públicas, designadamente sobre orientações curriculares, manuais escolares e práticas pedagógicas da sala de aula, contribuindo assim para construir uma abordagem anti-racista na educação e na aprendizagem da história.
URI: http://hdl.handle.net/10316/42637
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Vários

Show full item record

Page view(s)

194
checked on Nov 19, 2019

Download(s)

40
checked on Nov 19, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.