Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42624
Title: Adicionar sem agitar: multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial
Authors: Araújo, Marta 
Keywords: Eurocentrismo e ensino da história; Movimentos de libertação nacional africanos; Lutas e debates sobre raça/poder; (Anti-)Colonialismo; Pós-colonialismo
Issue Date: 2015
Publisher: UniCV
Project: FCOMP-01-0124-FEDER-007554 
Serial title, monograph or event: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais
Place of publication or event: Praia
Abstract: A partir de um projecto de investigação interdisciplinar que abordou a educação como uma arena de lutas pelo poder/conhecimento mais amplas, nesta comunicação irei discutir a ideia de multiperspectivismo no ensino da história. Para tal, tomarei como caso de estudo a forma como são abordadas e retratadas as lutas de libertação nacional africanas nos manuais escolares publicados nos últimos 40 anos no contexto português. Argumento que a consolidação de uma abordagem assente na mera adição de conteúdos – que permitiria contrastar as perspectivas coloniais e anti-coloniais (geralmente ilustradas pelos discursos de António O. Salazar e Amílcar Cabral) – é reveladora da persistência do eurocentrismo na história e no seu ensino. Em particular, questionarei as fórmulas narrativas utilizadas para narrar os processos políticos em torno destas lutas pela liberdade e a forma como são permeadas por ideias sobre raça e nação.
Description: II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015
URI: http://hdl.handle.net/10316/42624
ISBN: 978-989-8707-23-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Adicionar sem agitar_multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

618
checked on Sep 15, 2020

Download(s) 50

206
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.