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https://hdl.handle.net/10316/42622
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Araújo, Marta | - |
dc.contributor.author | Rodríguez Maeso, Silvia | - |
dc.contributor.other | Câmara, Patrícia Infante da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T10:53:40Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T10:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2012-10 | - |
dc.identifier.issn | 2182-4363 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/42622 | - |
dc.description | Este artigo foi previamente publicado em Revista Ensino Superior - Revista do SNESup, Janeiro - Fevereiro – Março, 2011, número 39, pp. 32-39. | por |
dc.description.abstract | Este artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. no que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça’ e racismo e o ‘triunfo’ do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º ciclo do ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da história de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal. | por |
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dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portugueses | por |
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degois.publication.lastPage | 15 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.title | Revista (In)Visível | por |
dc.peerreviewed | no | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
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item.languageiso639-1 | pt | - |
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item.cerifentitytype | Products | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-2449-0011 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2607-5206 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Vários |
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A institucionalização do silêncio_a escravatura nos manuais de história portugueses.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
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