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Title: Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
Authors: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de 
Keywords: Ética; Moral; Cultura; Desempenho social; Ethics; Moral; Culture; Corporate social performance
Issue Date: 2007
Publisher: ANPAD
Serial title, monograph or event: Revista de Administração Contemporânea
Volume: 11
Issue: 3
Place of publication or event: Rio de Janeiro
Abstract: O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.
The increasing awareness of managers concerning the need for them to respect codes of ethics in their jobs is closely related with their perception that in the long run an ethical posture can result in significant competitive advantages based on a positive external image of the corporation and higher levels of workers' satisfaction and performance. However, the choices managers made when facing ethical dilemas are influenced as well by individual factors, not strategical in nature, that can play an important role in the decision-making process. More than never, understanding these factors is a crucial step to develop a culture that enables ethical social development, and that assures, at the same time, the desirable business sustainability. This study aims to contribute for the debate on corporate ethics, presenting a theoretical model based on hypothesis that explore cultural, moral and contextual factors that can influence socially-based corporate practices.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42588
ISSN: 1415-6555
1982-7849
DOI: 10.1590/S1415-65552007000300006
10.1590/S1415-65552007000300006
Rights: openAccess
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