Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42298
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dc.contributor.authorGodoy, Rosana Rodrigues Pegas-
dc.contributor.authorLima, Manolita Correia-
dc.contributor.authorAllegretti, Giovanni-
dc.contributor.authorProlo, Ivor-
dc.contributor.authorTorini, Danilo Martins-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Cristiane dos Santos-
dc.date.accessioned2017-07-12T15:58:44Z-
dc.date.available2017-07-12T15:58:44Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42298-
dc.descriptionTrabalho apresentado na 5ª Conferência Forges, 18-20 de novembro de 2015, Coimbra, Portugalpor
dc.description.abstractA lusofonia não é reconhecida apenas como um espaço da geografia linguística ou da aprendizagem de uma língua comum, mas sobretudo um ambiente de reconhecimento de culturas, políticas e economias com uma identidade comum. Em um ambiente marcado pela globalização, percebe-se crescente interesse da academia por temas subordinados à lusofonia. O número de teses desenvolvidas por acadêmicos vinculados a universidades brasileiras e portuguesas nos últimos dez anos (2004-2014) representa forte indício do que se pretende destacar. Nessa trilha, o objetivo justificador do artigo reside em mapear a produção acadêmica gerada no formato de teses para qualificar a produção e difusão do conhecimento relacionado ao tema. Frente ao elevado número de teses localizadas e aos interesses dos autores, decidiu-se concentrar a investigação em trabalhos cuja problematização aprofunde as dimensões econômicas e políticas envolvidas. Para localizar as teses foram consultados seis repositórios: Depósito de Teses e Dissertações Digitais da Biblioteca Nacional, Repositório da Universidade do Minho, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior e Repositório de Teses e Dissertações de Domínio Público do Governo Brasileiro. Para compor o corpus da pesquisa (108 teses) levou-se em consideração algumas palavras-chave e o resumo. O tratamento do material selecionado orientar-se-á por um protocolo que inclui país, instituição e programa de pós-graduação de origem; autor, formação, tema, problema, objetivos da pesquisa, lentes teóricas e escolhas metodológicas, e principais conclusões. Resultados preliminares revelam que a discussão ganha musculatura teórica a partir de 2007, em virtude das consequências do processo de globalização, particularmente sobre o ambiente educacional e a reorganização internacional do trabalho.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFORGESpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLusofoniapor
dc.subjectProdução acadêmica em língua portuguesapor
dc.subjectRepositório de teses doutoraispor
dc.subjectMétodo bibliométricopor
dc.subjectIndicadorespor
dc.titleUma leitura sobre a lusofonia - Estudo bibliométrico de teses desenvolvidas entre 2004 e 2014por
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.title5ª Conferência Forgespor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypeconferenceObject-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-6234-5168-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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