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Title: "Falar de peito aceso": ser professor hoje, entre a vocação e a agenda educativa global
Authors: Viais, Elisabete Ventura Roque 
Orientador: Mendes, José Manuel de Oliveira
Keywords: Globalização(ões); Globalization; Reconhecimento; Identidade; Políticas educativas; Atividade docente; Recognition; Identity; Educational policies; Teaching activity
Issue Date: 23-Jan-2018
Citation: VIAIS, Elisabete Ventura Roque - "Falar de peito aceso" : ser professor hoje, entre a vocação e a agenda educativa global. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/42283
Abstract: As mudanças no setor da educação por via das diretrizes associadas às reformas neoliberais e a uma agenda educativa globalmente estruturada têm tido um impacto crescente na atividade docente e na organização escolar. Este estudo visa compreender os consentimentos e as resistências dos professores a essas mudanças e como estas afetam o seu trabalho, na vertente profissional, social e identitária. A atividade dos docentes será analisada em função do contexto global que a envolve e, simultaneamente, mediante as contextualidades específicas - local e nacional - nas quais se concretiza, fomentando a articulação entre a sua realidade subjetiva, consubstanciada ao nível microssocial nas situações de interação social, ação e práticas sociais, e a realidade objetiva que a enquadra no plano macrossocial, estrutural e normativo, a qual abrange os arranjos do Estado e as políticas públicas de educação que influenciam o sistema educativo e a escola. Trata-se de um estudo assente no paradigma de investigação qualitativa, em que através das técnicas de observação participante e de entrevistas semiestruturadas, procuramos analisar a voz dos docentes e compreender os aspetos da sua atual situação socioprofissional. Pudemos constatar que, devido às globalizações, os docentes enfrentam hoje na sua atividade condições muito exigentes, estando sujetos a uma enorme intensificação/sobrecarga de trabalho e, em simultâneo, a uma paradoxal desvalorização social e salarial das suas funções. A regulação estatal das suas práticas restringe a sua autonomia e obstaculiza o desenvolvimento da profissionalidade. Tais alterações conduzem ao mal-estar e a uma crise de identidade dos docentes. Estes fatores associados à perda de direitos e à precariedade laboral geram vulnerabilidade e conduzem à luta pelo reconhecimento. São factos que deverão preocupar os governos, visto que os docentes são os principais agentes da mudança no sistema educativo. Diante do contexto ora apresentado, acreditamos que esta investigação possa trazer importantes esclarecimentos sobre a interferência do fenómeno da globalização e da agenda educativa global na atividade docente e redirecionar a atenção para a premente necessidade da (re)valorização do estatuto dos professores, afastando o preconceito de que eles não devem participar no delineamento das políticas educativas, por ser esta a forma encontrada de afastar eventuais interesses corporativos. São os professores que mais percebem de educação e são eles quem pode garantir uma formação integral e humanizadora do ser, base essencial de uma sociedade democrática, mais justa e igualitária. Por isso, os professores devem ser ouvidos pelos políticos e ser bem tratados pelos governos e pela sociedade.
Changes in the education sector through the guidelines associated with the neoliberal reforms and a globally structured educational agenda have had an increasing impact on teaching practice and school organization. This study aims to understand the acceptance and the resistance of teachers to those changes and how they affect their work on the professional and social slope, such as identity. The activity of teachers will be analyzed in terms of the overall context that surrounds it and simultaneously upon the specific contexts - local and national - in which is realized by fostering the link between their subjective reality, based on micro-level in situations of social interaction, action and social practices, and objective reality that frames it in the macro social, structural and normative plan, which covers state arrangements and public education policies that influence the education system and school.This is a study based on qualitative research paradigm, in which through participant observation techniques and semi-structured interviews, we seek to analyze the voice of teachers and understand aspects of their current socio-professional situation. We observed that, due to globalization, teachers are facing very demanding conditions today, being subject to a huge intensification / overload of work and, at the same time, a paradoxical social devaluation and salary of their functions.The state regulation of their practices restricts their autonomy and hinders the development of professionalism. Such changes lead to malaise and a crisis of teacher identity. These factors associated with loss of rights and job insecurity generate vulnerability and lead the struggle for recognition. These are issues that governments should be concerned about, since teachers are the main agents of change in the education system. Given the context presented here, we believe that this research can bring important insights about the interference of the phenomenon of globalization and the global educational agenda in the teaching activity and redirect attention to the pressing need for (re) appreciation of the status of teachers, removing the prejudice that they should not participate in the delineation of educational policies, because this is the way found to ward off any corporative interests. Teachers are the ones who most perceive education and who can ensure full and humanizing formation of the essential basis of a democratic society, more just and egalitarian. Therefore, teachers should be heard by politicians and be treated well by governments and society.
Description: Tese de doutoramento em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42283
Rights: openAccess
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