Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/41570
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dc.contributor.authorVecchi, Roberto-
dc.date.accessioned2017-05-26T10:01:18Z-
dc.date.available2017-05-26T10:01:18Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier10.14195/1647-8622_9_5-
dc.identifier.issn1645-3530por
dc.identifier.issn1647-8622por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/41570-
dc.description.abstractNo século XX, a cultura brasileira atravessou um complexo processo de modernização que, apesar da sua opacidade ainda não inteiramente iluminada (pense-se no debate ainda em curso sobre a experiência do Modernismo), proporciona um objecto crítico sofisticado para repensar as relações tensas entre o contexto histórico e o contexto da produção cultural e artística, entre poder e cultura «nacional». A revisão periodológica proposta (que tem como divisor de água, não só histórico, 1945) esboça uma discussão crítica sabre a rede de relações e de não coincidências entre processos de modernização e modernidades (culturais, sociais, políticas, etc.) no Brasil contemporâneo.por
dc.description.abstractDuring the Twentieth Century, the Brazilian culture passed through a complex process of modernization which, despite its opacity not yet fully enlightened (see for instance, the ongoing debate on the Modernism experience), provides us with a sophisticated critical object in order to rethink the strained relations between the historical context and the context of cultural and artistic production, the links between power and the «national» culture. The present review (which assumes as a divisor, not only in historic terms, 1945) sketches a critical discussion about the relations and the non-coincidences between Modernization processes and the modernities (cultural, social, political, etc.) in contemporany Brazil.por
dc.description.abstractAu cours du XXéme siècle, la culture brésilienne a traversé un processus complexe de modernisation qui, malgré son opacité pas encore pleinement éclairée (voir, par exemple, le débat en cours sur l'expérience du Modernisme), nous fournit un objet critique sophistiqué qui nous permet de repenser les relations entre le contexte historique et le contexte de la production artistique et culturelle, les liens entre pouvoir et culture «nationale». La révision périodologique proposé (qui a comme diviseur, non seulement en termes historiques, 1945) esquisse une discussion critique sur les relations et la non-coïncidence entre les processus de modernisation et les modernités (culturelles, sociales, politiques, etc.) dans le Brésil contemporain.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura Brasileirapor
dc.subjectPos-Modernismopor
dc.subjectModemidades Tardiaspor
dc.subjectCultura e Poderpor
dc.subjectCultura de Massapor
dc.title«O Brasil não é para principiantes»: modernidades e modernizacões na cultura brasileira do século XX (breve manual para o pronto uso)por
dc.title.alternative«Brazil is not for beginners»: modernities e modernisations in brasilian culture of the 20th century (brief manual for immediate use)por
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage79por
degois.publication.lastPage94por
degois.publication.issue9por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRevista Estudos do Século XXpor
dc.relation.publisherversionhttps://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/%C2%ABo_brasil_n%C3%A3o_%C3%A9_para_principiantes%C2%BB_modernidades_e_modernizac%C3%B5es_na_cultura_brasileira_dopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_9_5por
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.deptFaculdade de Letras, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.researchunitInstitute of Philosophy-
crisitem.author.orcid0000-0001-5982-0810-
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