Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36588
Title: | Quod non est in actis, non est in mundo: mecanismos de disciplina interna e externa no Auditório Eclesiástico de Coimbra | Authors: | Gouveia, Jaime Ricardo | Keywords: | História da Igreja; Diocese de Coimbra; Justiça Eclesiástica; Auditório Eclesiástico; D. Miguel da Anunciação | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Centro de História da Sociedade e da Cultura / Imprensa da Universidade de Coimbra | Project: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/43970/2008/PT | Serial title, monograph or event: | Revista de História da Sociedade e da Cultura | Issue: | 9 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Pretende-se com este estudo analisar um dos dispositivos de vigilância e disciplinamento social existentes no mundo moderno, praticamente inexplorado até à data: os tribunais eclesiásticos, vulgarmente designados por Auditórios. Focado concretamente no de Coimbra, este artigo procura, em primeiro lugar, avaliar a produção historiográica neste domínio. De seguida, apurar algumas dinâmicas internas deste tribunal, com o ito de explicitar o seu modo de funcionamento. Finalmente, abordar detalhadamente um dos mecanismos destinados a expurgar o Juízo Eclesiástico de actos de corrupção e ilegalidade, as devassas, nomeadamente aquela que foi ordenada, em 1741, por D. Miguel da Anunciação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/36588 | ISSN: | 1645-2259 | DOI: | 10.14195/1645-2259_9_7 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CHSC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
quod_non_est_in_actis_non_est_in_mundo-libre.pdf | 378.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
WEB OF SCIENCETM
Citations
7
checked on Sep 2, 2024
Page view(s) 50
661
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
434
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.