Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35925
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSancho Querol, Lorena-
dc.contributor.authorSancho, Emanuel-
dc.date.accessioned2017-01-16T17:15:08Z-
dc.date.available2017-01-16T17:15:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1647-0737por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35925-
dc.description.abstractAs palavras museologia e museu apresentam diferentes texturas, matizes e sentidos quando aplicadas sob a ótica de uma Museologia comprometida com o desenvolvimento sustentável. Surge então uma “museologia de cariz inclusivo”, ou Museologia Social, cujas práticas participativas se traduzem no reconhecimento de outros/as agentes, outros patrimónios, outras faces da cultura local. Este artigo apresenta a experiência de um museu do interior do Algarve comprometido com esta causa: o Museu do Trajo de São Brás de Alportel. O seu modelo de gestão, caracterizado pela procura da sustentabilidade, pela liberdade de ação e pela partilha que resulta no reconhecimento e na definição de novos usos para os saberes e experiências locais, assenta na existência de “camadas” de atuação que permitem reposicionar a museologia e o museu na senda da construção de uma globalização alternativa.por
dc.description.abstractThe words museology and museum reveal different textures, nuances and meanings when understood through the perspective of museology committed to sustainable development. “A museology of inclusive nature” or a Social Museology then emerges, whose participatory practices can be translated into the recognition of other agents, other heritages, other aspects of local culture. This article depicts the experience of a museum in the Algarve (Portugal) committed to this cause, the Costume Museum of São Brás de Alportel. Its management model, marked by the search for sustainability, the freedom of action and sharing that results from the recognition and definition of new uses of local knowledge and experiences, is based on the existence of “action layers” that allow us to reposition museology and the museum at the wake of the construction of an alternative globalization.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMuseologia Socialpor
dc.subjectMuseu em camadaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectUtopiapor
dc.titleSujeitos do património: os novos horizontes da museologia social em São Brás de Alportelpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage89por
degois.publication.lastPage112por
degois.publication.issue21por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlee-cadernos CESpor
dc.relation.publisherversionhttp://eces.revues.org/1780por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.4000/eces.1780por
dc.identifier.doi10.4000/eces.1780-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.orcid0000-0003-4455-3179-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Show simple item record

Page view(s) 50

485
checked on Jul 24, 2024

Download(s)

336
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.