Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35255
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dc.contributor.authorGuilherme, Manuela-
dc.contributor.authorLourenço, Filipa-
dc.date.accessioned2017-01-06T17:01:06Z-
dc.date.available2017-01-06T17:01:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1646-401Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35255-
dc.description.abstractEste artigo inicia-se com uma discussão teórica sobre as tensões locais, nacionais e globais que hoje pressionam as instituições de educação superior, a fim de contextualizar a apresentação dos desafios ontológicos e epistemológicos que as universidades indígenas interculturais, recentemente criadas na América Latina, têm empreendido. As exigências de internacionalização e transnacio- nalização feitas às instituições de educação superior pelos governos nacionais, organizações transnacionais e, sobretudo, pelo contexto académico global não lhes permite ignorar inovações e experiências interculturais realizadas onde quer que seja no globo. Como consequência da relação paradoxal entre a globalização hegemónica e a visibilidade crescente de grupos discriminados na educação superior, a gestão universitária tem de reagir a desafios enormes, tanto no que respeita ao desenvolvimento curricular como à coordenação de actividades de extensão e investigação, de modo a corresponder à cada vez maior diversidade e mobilidade das sociedades. O texto também foca pers- pectivas ontológicas e epistemológicas ignoradas que o conhecimento univer- sitário deve considerar, traduzir e comparar/contrastar a fim de empreender a busca por uma “ecologia de saberes” que nós acreditamos poder vir a inspirar o futuro do mundo académico. Por fim, este artigo apresenta alguns exemplos se- lecionados, como o de um documento fundador, a Constituição do Estado Plurinacional da Bolívia, e também o relato da experiência de uma praxis académica em uma instituição de ensino superior no mesmo país, com o envolvimento de uma comunidade indígena local.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCeiEDpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectDe-colonizaçãopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectEcologia de saberespor
dc.titleDa práxis de-colonial e intercultural no ensino superior indígena: Andante ma non troppopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage179por
degois.publication.lastPage197por
degois.publication.issue31por
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5387por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume31por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitLanguage, Interpretation and Philosophy -LIF-
crisitem.author.orcid0000-0003-0408-7476-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
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