Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/33402
Title: A emancipação dos estudos da deficiência
Authors: Martins, Bruno Sena 
Fontes, Fernando 
Hespanha, Pedro 
Berg, Aleksandra 
Keywords: Deficiência; Discriminação; Emancipação; Estudos da deficiência; Investigação emancipatória
Issue Date: 2012
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 98
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Não obstante o interesse das ciências sociais nas questões de exclusão e desigualdade, a questão da deficiência, enquanto eixo central de reflexão, permanece ausente em muitos contextos académicos. A emergência dos Disability Studies deve muito aos contextos em que o ativismo das pessoas com deficiência fez relevar as condições estruturais que oprimem e negligenciam as experiências da deficiência. Nesse sentido, tendo em conta as especificidades do ambiente sociopolítico português, no presente texto desenvolvem‑se duas linhas de inquirição. Primeira, quais os desafios para que na academia portuguesa vingue a perspetiva de fazer da deficiência uma questão central, em termos passíveis de confrontar o silenciamento que as vozes e experiências das pessoas com deficiência enfrentam na vida social? Segunda, que importância deve ser dada ao engajamento da investigação com um paradigma ético e político em prol dos direitos das pessoas com deficiência?
Notwithstanding the engagement of the social sciences with questions of exclusion and inequality, the issue of disability remains absent – as a central questioning axis – from many academic contexts. The emergence of Disability Studies owes a great deal to contexts where activism by disabled persons made visible the structural conditions which oppress and neglect the experiences of disability. In that sense, and taking into consideration the specificities of the Portuguese socio‑political environment, the present essay seeks to conduct a twofold enquiry. First, which challenges should be faced to turn disability into a central issue for the Portuguese academy, in terms likely to confront the silencing that disabled persons’ voices and experiences face in social life? Second, how important should be the engagement of research with an ethical and political paradigm upholding the rights of disabled persons?
Nonobstant l’intérêt que portent les sciences sociales aux questions d’exclusion et d’inégalité, la question du handicap, en tant qu’axe central de réflexion, reste absente dans de nombreux contextes académiques. L’émergence des Disability Studies doit beaucoup aux contextes où l’activisme des personnes handicapées mit en relief les conditions structurelles qui oppriment et négligent les expériences du handicap. Dans ce sens, en tenant compte des spécificités de l’environnement sociopolitique portugais, nous développons dans ce texte deux lignes d’enquête. Premièrement, quels sont les défis qui permettraient que, dans le milieu académique portugais, le handicap devienne une question centrale en termes passibles de faire face au silence auquel les voix et les expériences des personnes handicapées sont confrontées dans le quotidien social? En second lieu, quelle importance doit‑on apporter à l’engagement de la recherche porteuse d’un paradigme éthique et politique en défense des droits des personnes handicapées?
URI: http://hdl.handle.net/10316/33402
ISSN: 0254-1106
2182-7435
DOI: 10.4000/rccs.5014
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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