Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32236
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dc.contributor.advisorPita, António-
dc.contributor.authorBraguez, Joana Rita Cerieira-
dc.date.accessioned2016-09-24T07:36:22Z-
dc.date.available2016-09-24T07:36:22Z-
dc.date.issued2017-04-14-
dc.date.submitted2016-09-24-
dc.identifier.citationBRAGUEZ, Joana Rita Cerieira - Do vazio ao sublime, percursos estéticos. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/32236-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/32236-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractEsta investigação aborda a interligação entre vazio e sublime e de que forma esta é explorada por diversos artistas. Para tal, apresento no primeiro capítulo um contexto teórico relativo ao conceito vazio – a sua evolução e diversas abordagens, quer ocidentais como orientais. De seguida, no segundo capítulo, é esclarecido o conceito sublime – a sua origem, evolução e abordagem plástica. Ainda neste capítulo é apresentada e analisada a interpretação destes conceitos por parte de um grupo de artistas selecionados. Por fim, podemos conhecer a interpretação plástica da autora, deste mesmo tema. A pratica artística da autora divide-se em diversas fases, que espelham a evolução desta investigação. Conclui-se que existem diversas abordagens plásticas a estes conceitos, e que apesar de serem tão diferentes existem vários pontos em comum, como a linguagem abstratata; uma paleta de cores muito reduzida, resultando, muitas vezes no monocromo; o grande formato; e a necessidade de um observador atento. Este último relaciona-se com a experiência sublime, e a ligação entre vazio e sublime, um vazio que é sublime, um vazio que possibilita uma experiência sublime.por
dc.description.abstractThis research addresses the interconnection between empty and sublime and how it is approached by various artists. To this end, we present the first chapter a theoretical framework for the void concept - its evolution and various approaches, both Western and Eastern. Then, in the second chapter, it is clearified the sublime concept - their origin, evolution and plastic approach. Also in this chapter is presented and analyzed the interpretation of these concepts by a group of selected artists. Finally, we get to know the plastic interpretation of the author of the theme. The artistic practice of the author is divided into several stages, which reflect the evolution of this research. It is concluded that there are several plastic approaches to these concepts, which despite being so different, have many points in common, such as abstract language; a very limited color palette, resulting often in monochrome; large format; and the need for a careful observer. The latter relates to the sublime experience, and the connection between void and sublime, a void that is sublime, a void that provides a sublime experience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectvaziopor
dc.subjectsublimepor
dc.subjectarte contemporâneapor
dc.subjectprática artísticapor
dc.subjectartes plásticaspor
dc.subjectcontemporary art-
dc.subjectplastic art-
dc.titleDo Vazio ao Sublime, percursos estéticospor
dc.typedoctoralThesispor
degois.publication.unidadeorganicaotherpor
dc.identifier.tid101547749-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.nameDoutoramento em Arte Contemporânea-
thesis.degree.grantorUnit0509::Universidade de Coimbra - Colégio das Artes-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
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