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Title: Virtual Corporeality and Shared Creativity - Embodying Avatars in the Metaverse
Authors: Sousa, Catarina Carneiro de 
Orientador: Portela, Manuel
Ayiter, Elif
Keywords: corporização de avatares; ambientes virtuais colaborativos; metaverso; produtilização; prática artística; experiência estética; avatar embodiment; collaborative virtual environments; metaverse; artistic practice
Issue Date: 27-Mar-2017
Citation: SOUSA, Catarina Carneiro de - Virtual corporeality and shared creativity - embodying avatars in the metaverse. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/32182
Abstract: O objetivo desta investigação é compreender como é que um processo criativo partilhado de construção de uma corporeidade virtual em ambientes virtuais colaborativos se pode tornar numa experiência estética. Este estudo está dividido em dois temas principais, mas correlacionados: corporeidade virtual e criatividade partilhada. O meu propósito é encontrar a relação entre a constituição de uma corporeidade virtual e os novos processos de criação e de partilha criativa em ambientes virtuais colaborativos. Também pretendo relacionar estes dois aspectos com as novas formas de experiência estética que emergem destes contextos virtuais. Meta_Body é a principal obra prática que sustenta esta investigação, um projecto desenvolvido desde 2011. Trata-se de um projeto de arte participativa, iniciada no Second Life e numa exposição tangível de arte (All My Independent Women 6ª edição, em Viena), e que agora continua no fluxo criativo dos ambientes virtuais colaborativos. Meta_Body centra-se em dois aspectos: primeiro, o avatar como corpo expressivo, aberto à experimentação e potência; segundo, construção do avatar como um processo criativo partilhado e como uma experiência estética. Através da prática de criação de avatares, da sua distribuição, incorporação e transformação, pretendemos compreender os processos de constituição da corporeidade virtual: questionando o papel do corpo no ambiente virtual, a sua importância na relação com o mundo, na a auto-expressão e na explorar dos seus aspectos metafóricos. O método utilizado para implementar este projecto é um processo criativo partilhado, em que múltiplos sujeitos vêm a ser autores ao longo de diferentes fases do projecto. Através da incorporação e transformação de avatares, a experiência estética da obra de arte torna-se um processo criativo. Este estudo é, portanto, fundamentado numa metodologia baseada na arte e projetual, cujos resultados podem ser comprovados não apenas por esta tese escrita, mas também pelas próprias obras de arte em si e seus derivados. Consegui atingir os objetivos pretendidos chegando a uma nova compreensão da corporeidade virtual e da sua relação com a criatividade partilhada e com a experiência estética. Acredito que este trabalho seja um importante ponto de partida para novas investigações que surgirão com o novo rumo da realidade virtual. Palavras chave: corporização de avatares; ambientes virtuais colaborativos; Metaverso; produtilização; prática artística; experiência estética.
The aim of this study is to understand how a shared creative process of construction of virtual corporeality in collaborative virtual environments becomes an aesthetic experience. The research is divided into two main but correlated themes: virtual corporeality and shared creativity. It is my purpose to find the relationship between the constitution of a virtual corporeality and the new processes of creative sharing and creation in collaborative virtual environments. I also aim to relate these two aspects to the new forms of aesthetic experience emerging from these virtual contexts. Meta_Body is the main practical artwork that sustains this investigation, an ongoing project since 2011. This is a participatory art project. Initiated in Second Life and in a tangible art exhibition (All My Independent Women 6th edition, at Vienna), it now continues in the collaborative virtual environment’s creative flux. Meta_Body focuses on two aspects: first, the avatar as expressive body, open to experimentation and potency; second, avatar building as a shared creative process and as aesthetical experience. Through the practice of avatar creation, distribution, embodiment and transformation, I aim to understand the processes of virtual corporeality constitution. I interrogate the role of the body in the virtual environment, its importance in engaging with the world and in self-expression, exploring its metaphorical aspects. The method used to implement this project is a shared creative process, in which multiple subjects come to be authors along different phases of the project. Through the embodiment and transformation of avatars, the artwork’s aesthetical experience becomes itself a creative process. This research is therefore grounded on an art-based and project-based methodology, whose results can be seen not only in this written thesis, but also in the artworks themselves, and their derivatives. I accomplished my intended goals and came to a new understanding of virtual corporeality and its connection to shared creativity and aesthetical experience. I believe this work to be an important starting point for new investigations that will arise with the new turn to virtual reality.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/32182
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

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