Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31341
Title: | Trajetórias Profissionais na Construção do Ser Professor: Histórias de Vida de Formadores de Professores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Coimbra | Authors: | Lustosa, Georgina Quaresma | Orientador: | Pessoa, Maria Teresa Ribeiro Brito, Antónia Edna |
Keywords: | Tese de doutoramento; histórias de vida; formação de professores; trajetórias profissionai; narrativas autobiográficas; life stories; teacher’s instruction; professional trajectories; autobiographic narratives | Issue Date: | 28-Sep-2016 | Citation: | LUSTOSA, Georgina Quaresma - Trajetórias profissionais na construção do ser professor : histórias de vida de formadores de professores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Coimbra. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/31341 | Abstract: | A investigação que desenvolvemos constitui-se de estudos autobiográficos ou histórias de vida que
consistem numa abordagem de investigação que visa entender através de relatos ou narrativas, a
interpretação que fazemos em nosso percurso de vida com a respectiva diversidade de experiências e
sentimentos vividos. Compreendemos assim, que ouvir as narrativas do professor sobre suas trajetórias
profissionais e de vida pode ser uma forma de fazê-lo compreender a importância de ressignificar o fazer
docente, o ser e o tornar-se professor. A ressignificação do ser e o tornar-se professor é a tarefa de realizar
em meio às experiências e vivências um contínuo exercício de construção de si mesmo.
Nesta investigação a escolha pela metodologia qualitativa se deu em decorrência da natureza do objeto de
estudo que definimos com a seguinte indagação: Como e quando, ao longo da trajetória profissional, os
formadores de professores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Coimbra vão
ressignificando o ser e o tornar-se professor? A atual sociedade da informação e do conhecimento nos
coloca frente ao desafio de problematizar questões relacionadas com a formação de professores, com suas
trajetórias profissionais e com os modos de ser e tornar-se professor.
Quanto aos sujeitos deste estudo são oito formadores de professores tendo como contexto empírico os
cursos de formação de professores da Universidade Federais do Piauí – Brasil e da Universidade de
Coimbra – Portugal. Delimitamos como método investigativo as histórias de vida, por entendermos que
ouvir o professor sobre suas histórias de vida procura compreendê-lo e fazê-lo compreender-se por meio
do seu próprio discurso concebido, portanto, como instrumento de autoconhecimento. Neste entorno a
intenção é dialogar com autores como Freire (1997), Nóvoa e Finger (2010), Dominicê (2010), Pineau
(2010) Pessoa (2007), Josso (2004), entre outros autores que têm contribuído de forma efetiva e amorosa
para um novo olhar sobre a forma de investigação no campo das ciências da educação. Se nosso propósito
é o diálogo com estes autores também o será com os autores das práticas, os formadores de professores. The present research aims to clarify the interpretation of one’s life course, including its experiences and feelings, through its narratives that are present in the autobiographic studies or life stories presented here. The teacher’s narratives about its own professional and life trajectories collected here might be a way to make him/her understand the importance of resignificating the “doing”, “being” and “becoming” a teacher. The resignification of “being” and “becoming” a teacher consists on a self-construction exercise of itself through its continued experiences. In this research we chose a qualitative methodology according to the nature of our study object, defined in the following research problem: “How and when do the teacher’s instructors of the Federal University of Piauí and of the University of Coimbra, through their professional trajectory, resignificate the “being” and “becoming” a teacher?” The current information and knowledge society places us in front of the challenge of problematizing questions related to teacher’s instruction, professional trajectories and ways of “being” and “becoming” a teacher. We interviewed 8 teacher’s instructors from the teacher’s formation courses of the Federal University of Piauí (Brasil) and of the University of Coimbra (Portugal). The research method was set at their life stories; by listening to them, we can understand and make them understand themselves through their own speech, as a self-knowledge instrument. The research will allow us to construct a dialog between authors like Freire (1997), Nóvoa and Finger (2010), Dominicê (2010), Pineau (2010), Pessoa (2007), Josso (2004), and other authors that have contributed in an effective and loving way to a new perspective on educational sciences investigation. Having this purpose, w |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31341 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trajetórias Profissionais na Construção do Ser Professor.pdf | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
983
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 50
1,288
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.