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Title: O ideal do príncipe e a cidade ideal: reflexões sobre o mundo antigo em diálogo com os "FVNDAMENTA" da construção brasília
Authors: Carvalho, Tiago Nascimento de 
Orientador: Soares, Nair de Nazaré
Keywords: Príncipe ideal; Cidade ideal; Cidade antiga; Diálogo entre passado e futuro; Projecto e construção de Brasília; The ideal prince; The ideal city; Ancient world approach to modern world; The project and construction of Brasília
Issue Date: 8-Jul-2016
Citation: CARVALHO, Tiago Nascimento de - O ideal do príncipe e a cidade ideal : reflexões sobre o mundo antigo em diálogo com os "FVNDAMENTA" da construção brasília. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/30174
Abstract: Os tratados de educação do príncipe, desde a Antiguidade até ao Renascimento são diretamente responsáveis por um esboço da própria história de construção dos Estados e das relações mais amplas na natureza política, ou são verdadeiramente o seu speculum. Através de incursões feitas sobre este género de Literatura – um tema europeu no Renascimento – surgiram textos que atestam a necessidade de uma cidade ideal, configurada e construída por um estadista ideal, ou por alguém que se considera personificar um ideal de estadista. A par desta linha idealista tradicional, que incorporou no papel dos príncipes uma educação pró-ativa de Humanismo, outra perspectiva, pragmática e realista se delineou, no início do século XVI, traçada pelas pegadas da História. Esta perspectiva – motivada pela experiência dos tempos conturbados da definição das fronteiras dos estados intra-europeus e da actuação despótica de chefes políticos ambiciosos – justifica o estereótipo do príncipe, herdeiro de uma tradição violenta e sanguinária, que Maquiavel exemplifica muitas vezes em Il Principe (ms.1513-1514), saído a lume em 1516, no mesmo ano da Utopia de Thomas More. Foi na linha humanista da Institutio principis christiani de Erasmus dos tratados de educação de Príncipes que o Renascimento Europeu e Português afirmou e dignificou o conceito de homo faber, pensamento e ação, que deixou a sua herança na construção do Brasil, descoberto pelo povo Lusitano em 1500. Neste particular, uma análise atenta dos princípios humanistas que informavam os tratados pedagógico-políticos quinhentistas – que a tradição greco-latina alimentava – revela-nos que, apesar da distância temporal,os valores pemanecem e ultrapassam a barreira do tempo e do espaço. Através de reflexões e incursões sobre o ideal do príncipe e a cidade ideal na Antiguidade e no Renascimento, foi possivel constatar como este mesmo ideal de príncipe (estadista) e de cidade ideal dialogam com a ideia, projeto e construção de Brasília, no papel principesco de seu fundador, Juscelino Kubitschek: entre a maiestas regis – as obrigações políticas do "Statesman" e sua dignidade – e o seu papel de civitatis architectus – na concretização da utopia da cidade construída. E, enfim,o olhar privilegiado sobre a cidade perfeita que se pretendia para a capital do Brasil.
The treaties about education of princes from antiquity until Renaissance are directly responsible for an outline of the construction of history of States and broader relations in the political sphere, or it is truly your speculum. Through the incursions made for this genre of literature - a European topic in the Renaissance - emerged texts that confirm the necessity of the Ideal City; so that it was built by a Statesman or for somebody‘s belives that personify an ideal of the Statesman. Aware of this traditional idealist line, that incarnated in the role of the princes proactive education of Humanism, another perspective, pragmatic and realist, shows in the starting of XVI Century, traced the footsteps of History. This perspective - motivated by the experience of the troubled times of borderland‘s definition within the European States and of the despotic actions of ambitious politicians - justifies the stereotype of a prince as an heir of a violent and bloody tradition, exemplified by II principe (ms. 1513-1514) by Machiavelli, published in 1516, the same year of the Utopia by Thomas More. It was in the humanistic line of Institutio principis christiani of Erasmus, that the European and Portuguese Renaissance defined the homo faber‘s thought and action – also inherited by Brazil, discovered by Lusitanian people in 1500. In this particular case, a watchful analysis of humanistic principles that informed the educational and political treaties of the sixteenth century – cultivated by the Greco-Latin tradition – reveals that, although temporal distance, the values persist beyond the wall of time and space. Through of the incursions and reflections of how this prince of ideal (statesman) and the ideal city in the Antiquity and Renaissance, it was possible to find the parallel between the Prince Ideal (Statesman) and The Ideal City dialogue with the design and construction of Brasilia, the princely role of its founder, Juscelino Kubitschek, between the regis maiestas (the political obligations of the Statesman) and the architectus civitatis (the utopia of the built city and the popular desires) and also the observation about the perfect city intented for the Capital ofBrazil.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Clássicos, na área de Mundo Antigo, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30174
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento

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