Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29791
Title: A inovação e o sistema de incentivos para a prosperidade das organizações e dos países
Authors: Regadas, Ana Sofia Caceiro 
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Carreio, Andreia Melo
Keywords: Inovação; Sistema de incentivos; Projetos de investigação e desenvolvimento; Desempenho das organizações; Desenvolvimento económico
Issue Date: 18-Sep-2015
Citation: Regadas, Ana Sofia Caceiro - A inovação e o sistema de incentivos para a prosperidade das organizações e dos países, Coimbra, 2015.
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na área de Inovação da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S. A., de 9 de fevereiro a 12 de junho de 2015, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão. No atual contexto de globalização, rápida evolução tecnológica e alta competitividade, a Inovação é um tema cada vez mais importante para a sustentabilidade das organizações e dos países. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo alertar para a importância do investimento em Inovação e verificar se os Sistemas de Incentivos contribuem para o aumento da Inovação e da competitividade das organizações portuguesas. Do estudo realizado, é possível verificar que Portugal ainda está com desempenhos de inovação relativamente baixos comparativamente à média da União Europeia e com significativas assimetrias territoriais, pelo que deverá reforçar a capacidade de inovação das suas organizações e incentivar o investimento em Investigação e Desenvolvimento, principalmente em regiões menos desenvolvidas. O Sistema de Incentivos vem responder eficazmente a estas necessidades, de forma estruturada, para impulsionar a competitividade das organizações e a recuperação económica e crescimento do país. Para as pequenas e médias empresas, como é o caso da ISA, que representam a maioria do tecido empresarial português, o contributo da Inovação é fundamental principalmente em setores de mercado mais restritos e em que se recomenda procurar obter vantagens competitivas através da aposta na flexibilidade interna e capacidade de resposta rápida e atempada às variações de mercado.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Andreia Melo Carreiro.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29791
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioFinal_ASR_2ºI.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

530
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

369
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.