Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29601
Title: Conceções de Aprendizagem e Decisões Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Santos, Graça Margarida Medeiros Teixeira e 
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Silva, Maria Helena Damião da
Keywords: Aprendizagem; Currículo; Teorias da aprendizagem; Teorias curriculares; Decisões curriculares; Desenvolvimento curricular
Issue Date: 7-Jan-2016
Citation: SANTOS, Graça Margarida Medeiros Teixeira e - Conceções de aprendizagem e decisões curriculares para o 1.º ciclo do ensino básico. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29601
Abstract: Nesta dissertação analisamos as conceções de aprendizagem e as decisões curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), atendendo ao reconhecimento deste nível de ensino como estruturante para a aquisição de conhecimentos, valores e capacidades promotoras da aprendizagem ao longo da vida. Fundamentamos o trabalho a partir do estudo da aprendizagem no âmbito das teorias psicológicas comportamentalistas, cognitivistas e construtivistas, bem como na perspetiva de educação tradicional, apresentando as suas implicações pedagógicas, nomeadamente nos diferentes papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno. A análise da complexidade e da evolução dos estudos e das teorias curriculares, classificadas como técnicas, práticas e críticas ou como tradicionais, críticas e pós-críticas, contextualiza o processo de desenvolvimento curricular. Na planificação didática realçamos a utilização das taxonomias, com especial destaque para a taxonomia de Bloom e colaboradores (versão revista por Anderson, Krathwohl et al., 2001). Ao assumirmos que as decisões curriculares ocorrem em diferentes contextos e níveis (macro, meso e micro), formulámos os seguintes objetivos: 1) identificar as conceções de ensino e de aprendizagem presentes nos documentos macro curriculares relativos ao 1.º CEB; 2) reconhecer as conceções dos professores do 1.º CEB relativas ao ensino e à aprendizagem; 3) saber em que medida as decisões desses professores respeitantes à sua atividade docente estão alinhadas com as conceções de ensino e de aprendizagem presentes nos documentos macro curriculares relativos ao referido ciclo de escolaridade; 4) verificar se há coerência entre as conceções de ensino e de aprendizagem presentes nos documentos macro curriculares e as que são apresentadas pelos professores. O plano de investigação incluiu a realização de dois estudos, concretizados em duas fases: A - análise de documentos oficiais e curriculares; B - conceções de ensino e de aprendizagem dos professores. A escolha metodológica assentou sobretudo numa análise de natureza qualitativa. No estudo A recorremos à análise de conteúdo, a partir dos documentos definidos a nível macro, em particular para as disciplinas de Estudo do Meio, de Matemática e de Português. Adotámos uma perspetiva curricular abrangente, em detrimento de uma leitura específica da ótica de uma determinada disciplina. No estudo B, como instrumentos de recolha de dados, elaborámos um questionário on-line e uma entrevista dirigida aos professores do 1.º CEB. Esta dissertação está dividida em duas partes: o enquadramento teórico e a investigação empírica. Na primeira distinguimos dois capítulos: conceções de ensino e de aprendizagem e as teorias curriculares; e decisões e documentos curriculares. Na segunda parte apresentamos três capítulos: estudos empíricos, resultados e discussão. Como principal conclusão do estudo A verificámos que os documentos macro curriculares relativos ao 1.º CEB eram influenciados por características dos diferentes modelos de ensino e de aprendizagem. Quanto às principais conclusões do estudo B constatámos que, quanto aos modelos subjacentes na planificação e no ensino, os professores referiram o tradicional e o cognitivista, seguido pelo comportamentalista/behaviorista. A influência evidente do modelo construtivista foi inferida através das respostas dos professores. É interessante notar que todos os professores responderam que valorizavam o processo de compreensão na aprendizagem. As decisões curriculares dos professores respeitantes à sua atividade docente seguiam a linha das conceções de ensino e de aprendizagem dos documentos definidos a nível macro, ao verificarmos a sequencialidade entre as planificações e a necessidade de cumprir os programas e as metas curriculares. Entendemos que este trabalho pode contribuir para suscitar o interesse e aprofundar conhecimentos acerca da relação entre a aprendizagem, o ensino e o currículo, no âmbito da formação inicial e contínua de professores.
In this dissertation we analyzed the conceptions of learning and curriculum decisions for the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE), in view of the recognition of this level of education as a structuring for the acquisition of knowledge, values and skills of promoting lifelong learning throughout life. We based the work from the study of learning in the context of psychological behavioral, cognitive and constructivist theories, as well as in traditional education perspective, presenting their pedagogical implications, particularly in the different roles played by the teacher and the student. The analysis of the complexity and the evolution of studies and curriculum theories, classified as technical, practical and critical or as traditional, critical and post-critical, contextualized curriculum development process. In didactic planning we emphasized the use of taxonomies, with special emphasis on the taxonomy of Bloom and colleagues (version revised by Anderson, Krathwohl et al., 2001). As we assumed that the curricular decisions occur in different contexts and levels (macro, meso and micro), we formulated the following objectives: 1) identifying teaching and learning conceptions present in the macro curriculum documents for the 1st CBE; 2) recognizing the conceptions of the 1st CBE teachers, relating to teaching and learning; 3) knowing the extent to which the decisions of these teachers, regarding their teaching activities, are aligned with the teaching and learning conceptions present in macro curriculum documents, relating to that educational cycle; 4) checking for consistency between teaching and learning conceptions present in the macro curriculum documents and those made by teachers. The research plan included conducting two studies, implemented in two phases: A - analysis of official and curriculum documents; B - teaching and learning conceptions of teachers. The methodological choice was based mainly on an analysis of a qualitative nature. In the study we used the analysis of content, from documents defined for the macro level, particularly for disciplines as Study of Environment, Mathematics and Portuguese. We adopted a comprehensive curriculum perspective, rather than a specific optical reading of a particular discipline. In study B, such as data collection tools, we have prepared an online questionnaire and an interview, aimed at teachers of the 1st CBE. This thesis is divided into two parts: the theoretical framework and empirical research. In the first two chapters we distinguished: learning and teaching conceptions and curriculum theories; and decisions and curriculum documents. In the second part we presented three chapters: empirical studies, results and discussion. As a main conclusion of the study A, we found that the macro curriculum documents for the 1st CBE were influenced by characteristics of the different models of teaching and learning. Turning to the main findings of the study B, we found that, as the underlying models in planning and teaching, teachers mentioned the traditional and the cognitive, followed by the behaviorist. The evident influence of the constructivist model was inferred through the responses of teachers. Interestingly, all teachers said they valued the process of understanding in learning. The curriculum decisions of teachers, regarding their teaching activities, followed the line of conceptions of teaching and learning of documents defined at the macro level, as we checked the continuity between the plans and the need to fulfill the programs and curriculum goals. We consider that this work can contribute to the attractiveness and deepen knowledge about the relationship between learning, teaching and curriculum, as part of initial and continuing teacher training.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29601
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

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