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Title: Em busca da solução: Relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Authors: Luís, Filipa Cláudia Oliveira 
Orientador: Almeida, Ana
Keywords: Resolução de problemas; Sucesso escolar; Aprendizagem; Psicologia cognitiva; Problem solving; Academic achievement; Learning; Cognitive psychology; 21st century skills
Issue Date: 29-Sep-2015
Citation: LUÍS, Filipa Cláudia Oliveira - Em busca da solução : relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/28376
Abstract: O presente trabalho tem como temática a relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar. Cremos que estes são temas aos quais a Psicologia e, particularmente, os Psicólogos Escolares não podem ficar alheios, podendo dar o seu contributo, quer através da sua intervenção, quer através das propostas apresentadas, com vista à capitalização do potencial das pessoas e do potencial educativo e formativo das escolas. Com o intuito de responder ao problema de investigação: o sucesso na aprendizagem escolar reflete a capacidade de resolução de problemas?, efetuámos uma revisão da literatura focada no aprofundamento de conceitos e respetivas redes concetuais a propósito de resolução de problemas e sucesso escolar, sendo a resolução de problemas assumida enquanto competência do século XXI, central quer no processo e sucesso de aprendizagem, quer na adaptabilidade ao meio social e profissional. Explorámos ainda as principais abordagens e modalidades ao nível da avaliação das habilidades cognitivas com opções de caráter dinâmico que assentam na ideia de modificabilidade cognitiva. Com base nesta sustentação teórica procurámos promover aprendizagens autónomas e autorreguladas, junto de uma amostra de 278 alunos, dos 6.º e 8.º anos de escolaridade, de uma escola no concelho de Coimbra, através de um treino e avaliação da capacidade de resolução de problemas, por monitorização ou instrução de heurísticas gerais, sob uma filiação cognitivista, de processamento de informação, e simultaneamente, à luz de uma perspetiva ecológica. Em termos operacionais, introduzimos uma ficha-guião da resolução de cada problema lógico-matemático de enunciado verbal ministrado, que visou recolher as respostas dos alunos no processo de resolução de problemas etapa-a-etapa, permitindo a apreciação da qualidade do tratamento da informação apresentada ao nível dos processos de compreensão, planificação, execução das operações de resolução, correspondente a estratégia eleita para a resolução e verificação (conforme o modelo de Polya, 1945/2003), ao mesmo tempo que se imergia os resolvedores num ambiente de resolução de problemas orientada, com finalidades de modelação. Assim, em conformidade com os objetivos estabelecidos efetuou-se a avaliação da capacidade de resolução de problemas dos alunos participantes, a qual permitiu a consequente caraterização dos mesmos enquanto resolvedores (em fracos, médios e bons resolvedores) e procedeu-se à identificação das etapas e operações de processamento mais determinantes para uma boa resolução, bem como daquelas que se revelam mais deficitárias, com o intuito de promover a superação dessas lacunas através do treino. É de notar que ao longo do programa de treino foram possíveis constatar algumas melhorias no desempenho dos alunos, tendo-se observado a tendência de alguns discentes para regular a resolução dos problemas apresentados ulteriormente, nomeadamente, ao verificarem conscientemente a adequação dos processos e dos produtos das suas realizações, bem como ao revelarem a utilização dos conhecimentos ou das estratégias previamente adquiridos na resolução de problemas análogos ou na execução de tarefas de diferente conteúdo. Ademais, procedeu-se à análise da associação entre a capacidade de resolução de problemas e diversas variáveis sociodemográficas e relativas à adaptação escolar, de entre as quais se destaca a constatação de que tendencialmente os bons resolvedores são raparigas e apresentam um bom rendimento escolar global.
This study is about the relationship between problem solving skills and academic achievement. We believe these are the themes which psychology and, particularly, the educational psychologists cannot say indifferent, because they are able to contribute to the capitalization of people’s potential and to the educational and training potential of schools, whether through their intervention or through the proposals they make. Our purpose was to answer the following problem: Does students’ academic achievement reflect their problem solving skills? In doing so, we researched literature that focused on a better understanding of concepts and frameworks of problem solving and academic achievement, assuming problem solving as a 21st century skill central to the success of the learning process and to the adaptability to the social and professional environment. Furthermore, we explored the main approaches and modalities of cognitive dynamic assessment which stand upon on the idea of cognitive modifiability. Based on this theoretical research we tried to promote autonomous and selfregulated learning experiences, with a sample of 278 students from the sixth and the eighth grades of a school in Coimbra, through training and assessing students’ problem solving skills by monitoring or instructing in general heuristics, under a cognitivist filiation of information processing and, simultaneously, based on an ecological perspective. In operational terms, we introduced a guided-worksheet on the resolution for each problem that was answered by students in order to get to know students’ answers in the problem solving process step by step, as well as having the chance to assess the quality of the treatment of information present in the processes of comprehension, planning and execution of operations when following the chosen strategy for resolution and verification (according to Polya model, 1945/2003). At the same time, the solvers were immerged in an environment of guided problem solving with modulation purposes. So, in conformity with set objectives, we proceeded to evaluate the problem solving skills of the student-participants and we characterized them as solvers (as poor, intermediate or good solvers). We also identified the phases and the processing operations that are crucial to a good solution, as well as the ones that students showed a meager performance in, in order to promote, through training, a way to overcome those issues. During the training program, we noticed some improvements in student performances and the tendency of some students to regulate the resolution of problems that were later presented, specifically by verifying consciously the adequacy of the processes and the products of their realizations, as well as revealing the utilization of knowledge and strategies previously acquired in the resolution of analogous problems or in the executions of tasks with different content. Lastly, we analyzed the relationship between the problems and different social and demographical variables and variables related with school adaptation, of which we highlight the tendency that good problem solvers are students who have good academic achievement considering the marks in all classes they attend.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28376
Rights: openAccess
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