Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27741
Title: Realidade virtual na reconstrução de ambientes históricos: o Fórum Flaviano de Conimbriga
Authors: Gonçalves, Alexandrino 
Mendes, António José 
Keywords: Realidade virtual; Património; VRML; Fórum Flaviano de Conimbriga
Issue Date: Sep-2003
Serial title, monograph or event: 3rd International Conference of Information and Communication Technologies in Education
Place of publication or event: Braga
Abstract: Neste artigo apresenta-se um trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado. Este consistiu na criação de uma reconstrução virtual do Fórum Flaviano de Conimbriga, um imponente conjunto arquitectónico de inegável valor histórico construído naquela cidade da época romana. Para isso foi utilizada a VRML – Virtual Reality Modeling Language, uma linguagem que permite a criação e disponibilização na Internet de ambientes virtuais, sendo possível a qualquer visitante “deslocar-se” no ambiente e, assim, aperceber-se melhor das suas características e das diversas perspectivas que era possível desfrutar sobre o Fórum real. Tendo em conta as limitações de acesso criadas pela grande dimensão dos ficheiros criados em projectos similares, foram utilizadas diversas técnicas de optimização que levaram a que os ficheiros resultantes tenham dimensão reduzida, facilitando assim o acesso pelos internautas em geral e pelos educadores e estudantes em particular. O artigo apresenta as principais motivações e opções de desenvolvimento, procurando demonstrar que, com trabalho e paciência, é possível criar ambientes interessantes que podem ser explorados do ponto de vista educativo nas mais diversas áreas disciplinares.
Description: Comunicação apresentada na 3rd International Conference of Information and Communication Technologies in Education, Braga, 2003.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27741
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CISUC - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

485
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

442
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.