Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27151
Title: A Educação de uma Nova Geração de Jornalistas: Do Moodle ao Facebook
Authors: Patrão, Carla Susana Ribeiro 
Orientador: Figueiredo, António Dias
Issue Date: 17-Mar-2015
Citation: PATRÃO, Carla Susana Ribeiro - A educação de uma nova geração de jornalistas : do moodle ao facebook. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27151
Abstract: A educação superior para o jornalismo é um fenómeno relativamente recente na sociedade portuguesa, no âmbito do qual ainda se abrem oportunidades de investigação relevantes. Numa altura em que o jornalismo é atravessado por questões que incidem sobre a sua sustentabilidade, função e direccionamento sociais, temos assistido à transformação de uma profissão que cada vez mais adquire características de precariedade e fragilidade. A educação superior para o jornalismo, neste contexto, é chamada a assumir um novo enquadramento das suas práticas, nomeadamente através da tradução e concretização de elementos facilitadores da integração num percurso profissional que certamente pertence às expectativas dos que a ela recorrem. Esta tese concretiza um contributo exploratório para a compreensão e realização desse desafio, abordando o problema de como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias. Mais concretamente, procuraram-se definir as sinergias de uma estratégia pedagógica pela via da reflexão pessoal, fundamentada numa análise fenomenológica das perspectivas dos alunos e das experiências realizadas num contexto real. Nesta reflexão foi central o pensamento de autores como Dewey, Freire e McLuhan, bem como elaborações teóricas sobre actividade humana enquanto fenómeno social e cultural. Considerando o carácter exploratório da investigação, seguiu-se uma abordagem metodológica de investigação-acção em três ciclos, cada um deles alicerçado nos resultados do anterior, tendo privilegiado, dessa forma, tanto aspectos cumulativos como diferenciadas. As experiências preliminares na plataforma Moodle salientaram a amplificação do contexto de aprendizagem resultante da estratégia pedagógica baseada em projecto de publicação, avaliação entre pares e discussão temática, para uma experiência eminentemente social, liberta dos constrangimentos espaciais e temporais da sala de aula. No segundo ciclo testou-se a mesma estratégia pedagógica, na plataforma de gestão de comunidades Dolphin, tendo em vista uma primeira definição da construção social e cultural da experiência de aprendizagem nas perspectivas dos alunos, atentando também na exploração do potencial de desenvolvimento de uma comunidade. Deste movimento ficou visível, nos relatos dos alunos, a aproximação da experiência às expectativas de um futuro profissional e as vantagens da Internet para uma promoção pessoal por via da exposição de trabalhos jornalísticos. Por outro lado, a comunidade desejada falhou diante da ausência dos atractivos da exposição externa e da conclusão das actividades curriculares formais. Um terceiro ciclo de investigação-acção testou uma combinação entre um blogue de tipo portefólio colectivo e um grupo aberto na rede social Facebook. Este teste à estratégia pedagógica foi novamente descrito pelos alunos como um contexto de simulação profissional, associado a sentimentos e representações que pertencem a uma esfera da profissão de jornalista, contexto esse impulsionado claramente pela maior exposição externa permitida pelo Facebook, sem prejuízo do suporte tecnológico às interacções sociais, e aproveitando da melhor forma as novas oportunidades para a prática do jornalismo permitidas no ciberespaço. Os resultados observados nestes ciclos de investigação-acção contribuem para o argumento central demonstrado nesta tese, de como uma estratégia pedagógica apoiada numa relação dinâmica e interdependente entre duas dimensões resultantes do âmbito da actividade, nomeadamente participação e exposição, resultou em sinergias observadas nas representações dos alunos sobre a experiência de aprendizagem que se situam no âmbito da competência prática em jornalismo e da consciencialização pessoal sobre um percurso até à profissão.
Higher education in the field of journalism is a relatively recent phenomenon in Portuguese society and is consequently still open to relevant research perspectives. At a time when journalism is subject to questions regarding its sustainability, function, and social purpose, access to the profession has become increasingly narrow and precarious. In this context, a higher education in journalism is called upon to assume new perspectives on its practices, namely through the translation and concretization of elements that facilitate an integration into a professional trajectory, which certainly corresponds to the expectations of those who seek out higher education in this field. This thesis presents an exploratory contribution to the understanding and manifestation of this challenge, by tackling the problem of how to educate a new generation of journalists through innovative learning experiences based on social contexts of learning via new technologies. More specifically, this thesis searches to define the synergies of a pedagogic strategy through personal reflection, based on a phenomenological analysis of student perspectives and their experiences acquired in a real context. The perspectives of authors like Dewey, Freire, and McLuhan were central to this reflection as well as other theoretical approaches to human activity as a social and cultural phenomenon. In view of the exploratory approach of this investigation, a methodological approach was followed in three cycles of action research, each one of them based on the results of the one prior, focusing therefore both on cumulative and distinct features. The preliminary experiments conducted using the platform Moodle highlighted the amplification of the learning context as a result of a pedagogic strategy based on a publishing project, peer evaluation, and thematic discussion, lending itself to a highly social experience liberated from the time and space constraints of the classroom. In the second cycle, the same pedagogic strategy was tested with the objective of creating a firsthand definition of social and cultural learning experience from the students’ perspectives, while also aiming to explore the potential development of a community within a Dolphin platform. According to the students’ reports, this movement demonstrated that their experiences came close to matching their expectations of what a professional future will hold, as well as the advantages of the Internet for personal promotion via the exposure of their journalistic work. However, the desired Dolphin community failed when faced with an absence of the benefits of external exposure and the end of formal curricular activity. A third cycle of action research tested a combination of a collective portfolio-type blog and an open group on the Facebook social network. This testing of pedagogic strategy was again described by the students as a context for professional simulation, associated with sentiments and representations that belong to the sphere of professional journalism. This context was clearly driven by better external exposure made possible by Facebook. Similar to the previous cycles, this social platform also allowed the social interactions, but represented a leap forward in capitalizing on the new opportunities in the practice of journalism offered in cyberspace. The observed results of these action research cycles contributed to the central argument of this thesis: how a pedagogic strategy supported by a dynamic and interdependent relationship between the two dimensions resulting from the scope of activity – participation and exposure – resulted in the observed synergies in students’ representations of the learning experience, about the learning of professional skills in journalism and the acquisition of a state of conscience, in regards to a personal path into the profession
Description: Tese de doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27151
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Educação de uma Nova Geração de Jornalistas.pdf5.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

563
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

716
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.