Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27071
Title: Entre os "Saberes Locais" e o "Saber Universal": a modernização das comunidades Manjaco e Mandjização do Estado da Guiné-Bissau
Authors: Mendes, Paulina 
Orientador: Meneses, Maria Paula
Macamo, Elísio Salvado
Keywords: Comunidades manjaco; Conflito; Mandjização; Saberes locais; Saber universal
Issue Date: 15-May-2015
Citation: MENDES, Paulina - Entre os "Saberes Locais" e o "Saber Universal": a modernização das comunidades Manjaco e Mandjização do Estado da Guiné-Bissau. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/27071>
Abstract: O presente trabalho visa analisar o modo como os saberes locais e o saber universal se cruzam nas atitudes e nos comportamentos de actores das comunidades manjaco e de actores estatais na Guiné-Bissau, particularmente, no domínio da resolução de conflitos. Pretende-se, igualmente, indagar em que circunstâncias estes actores recorrem à prática de mandji para resolver conflitos e em que moldes ela é concretizada. Para alcançarmos este propósito ancoramos em epistemologias do Sul, perspectiva teórica que abre a janela para a discussão do objecto desta tese, que integra as formas de conhecimento que emergem de espaços sem voz, que foram invisibilizados pelo paradigma socioeconómico cultural dominante. As informações foram recolhidas na região de Cacheu nomeadamente no sector de Cacheu (Bachil) e setor de Canchungo (Utia-Côr), através das técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas e djumbai (convívio). A análise dos dados recolhidos permite-nos destacar que factores como a escravatura, a evangelização, a colonização, a emigração e a globalização contribuíram para uma transformação das comunidades manjaco, que se reflectiu na modernização progressiva das mesmas. Esta mudança exigiue um novo redimensionamento destas comunidades, tendo culminado com a substituição progressiva de instituições como a gerontocracia pelo poder económico, das redes comunitárias pelo individualismo e da dispensabilidade das instituições de vigilância pela criação de grupos de vigilância. A emigração assume um papel fundamental nestas comunidades, pelo facto de os projectos de desenvolvimento comunitários e individuais implementados com as remessas de emigrantes contribuírem para a melhoria das condições de vida, a mobilidade social ascendente e a emancipação social dos seus actores. Apesar da modernização registada nas comunidades de Tchur e de Babok, a prática de mandji permanece inabalável, constatando-se a sua penetração no sector moderno, influenciando os atores no exercício das funções burocráticas, ou seja, constata-se a mandjização do sistema estatal guineense. Grosso modo, o Estado pós-colonial guineense padece do paradoxo que explica, por um lado, a veneração da sua elíte política pela prática de mandji e, por outro, a sua obsessão pela modernização. Os casos de conflito analisados testemunham a existência de uma simbiose entre o saber local e o saber universal, nas atitudes e nos comportamentos de atores nas comunidades de Tchur e Babok e no sistema estatal na Guiné-Bissau. Igualmente, evidenciam a existência de uma pluralidade de ordenamentos jurídicos, por em cada caso de conflito participarem várias instituições na sua resolução. This thesis analyzes the forms how local knowledge and universal knowledge intersect in the attitudes and behaviors of both members of the Manjaco ethnic community and state actors in Guinea-Bissau, particularly in the domain of conflict resolution. It is also explored under which circumstances these actors draw on the practice of mandji in order to resolve conflicts and which concrete patterns of mandji may be identified. In order to accomplish this purpose, analysis is based on the ‘epistemologies of the South’, a theoretical perspective that helps discuss the subject of this thesis, i.e. the forms of knowledge that emerge from spaces that don’t have a voice because they were made invisible by the dominant socioeconomic, cultural paradigm. The empirical data were collected in Guinea-Bissau’s Cacheu region, namely in Cacheu sector (Bachil) und Canchungo sector (Utia-Côr). The main methods applied were participant observation, semi-structured interviews and djumbai (i.e. get-together). The analysis of the empirical data allows us to stress the importance of factors like the evangelization, colonization, slavery, migration and globalization for the transformation of the Manjaco communities, which is reflected in their progressing modernization. This transformation has required a new re-dimensioning of these communities and resulted in the progressing substitution of institutions (e.g. gerontocracy) by economic power and of communal networks by individualism, as well as the dispensability of traditional institutions of surveillance and hence the creation of vigilante groups. Migration plays a fundamental role in these communities; communal and individual development projects that are implemented with migrants’ remittances contribute to the improvement of living conditions, to social mobility and to actors’ sociaö emancipation. Despite of modernization in the communities of Tchur and Babok the practice of mandji is unwavering, entering the modern sector where it influences actors in the exercise of their bureaucratic functions, referred to in this thesis as mandjization of the Bissau-Guinean state system. Roughly speaking, the Bissau-Guinean post-colonial state is troubled with the paradox which explains its political elite’s veneration for the practice of mandji, on the one hand, and its obsession with modernization, on the other. The analyzed conflict cases bear witness of a symbiosis between local knowledge and universal knowledge in the attitudes and behaviors of actors in the communities of Thur and Babok and within the Bissau-Guinean state system. They also give evidence of plural legal orders because various institutions engage in the resolution of each conflict case.
Description: Tese de doutoramento em em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27071
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

866
checked on Apr 10, 2024

Download(s) 1

13,233
checked on Apr 10, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.