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Title: Aprendizagem Baseada em Problemas com Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Fartura, Susana Gomes 
Orientador: Pessoa, Teresa
Barreira, Carlos
Keywords: Aprendizagem Baseada em Problemas; Tecnologia Educativa; Formação de Professores; 1º Ciclo do Ensino Básico; Problem-based Learning; Educational Technology; Teacher Training; Primary School
Issue Date: 12-Feb-2015
Citation: FARTURA, Susana Gomes - Aprendizagem baseada em problemas com tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27063
Abstract: Os modelos tradicionais de ensino não têm respondido às exigências de uma sociedade em constante mutação onde as competências comunicativas e de aprendizagem ao longo da vida e as capacidades de pensamento crítico e de resolução de problemas são cada vez mais essenciais. A escola, enquanto instituição de cariz tradicional onde as mudanças são lentas, tem vindo a revelar dificuldades de adaptação à nova realidade de apetrechamento das salas de aula com ferramentas tecnológicas diversas, embora projetos como o Minerva, o Nónio século XXI ou o Plano Tecnológico da Educação tenham em parte contribuído para sensibilizar os professores para a utilização das TIC em contexto de sala de aula. Contudo, os resultados da investigação realizada nos últimos anos, mostraram que as TIC ainda têm sido pouco utilizadas pelos professores em sala de aula e, quando o são estão, muitas vezes, associadas a tarefas rotineiras que não mobilizam capacidades de pensamento complexo. Neste contexto definimos como problema de investigação A formação de professores do 1ºCEB em TE, orientada pela Aprendizagem baseada em Problemas, promove a integração curricular das TIC na sala de aula?, orientado pelos seguintes objetivos: conhecer os currículos da formação inicial e os planos/acções de formação contínua na área da TE; compreender as práticas de utilização das TIC em contexto de sala de aula, dos professores do 1º CEB, e preparar, desenvolver e avaliar um programa de formação contínua em TE para professores do 1º CEB orientado pela ABP. Para a concretização destes objectivos foram desenvolvidos dois estudos. No estudo A procedeu-se à análise dos programas das unidades curriculares dos cursos de formação inicial de professores do 1º CEB do ensino superior público e dos planos de formação contínua, na área da TE, do CFAE Nova Ágora – entre 2000 e 2010, bem como à aplicação de um questionário para conhecer as percepções dos professores do 1º CEB sobre a utilização das TIC em contexto de sala de aula. O estudo B consistiu na preparação, creditação, desenvolvimento e avaliação de um programa de formação contínua para professores do 1º CEB, na área da TE, orientado pela Aprendizagem Baseada em Problemas, em parceria com o Nova Ágora – CFAE e o Agrupamento de Escolas da Lousã, na modalidade de oficina de formação com uma componente presencial e uma componente à distância. No que concerne aos principais resultados, podemos referir que, apesar de ter havido algum investimento ao nível da formação inicial e contínua de professores, os índices de utilização das TIC em sala de aula são ainda moderados. Por outro lado, a ação de formação orientada pela metodologia ABP parece ter tido efeitos positivos na utilização das TIC em sala de aula, o que mostra a importância da adequação das acções às necessidades dos professores, do seu envolvimento, e do acompanhamento sistemático realizado na transferência das aprendizagens para os contextos educativos.
Traditional teaching models have not responded to the demands of a rapidly changing society where skills like communication, lifelong learning, critical thinking and problem solving are increasingly essential. Although projects such as Minerva, Nónio XXI century and the Technological Plan of Education have contributed in part to sensitize teachers to the use of ICT in the classroom context, School, as an institution of traditional nature where changes are slow, has revealed difficulties to adapt to this new reality of fully equipped classrooms with various technology tools. However, the latest research findings have shown that ICT has yet been little used by teachers in the classroom and when they are used, they are often associated with routine tasks that do not mobilize complex thinking skills. In this context we defined the following research problem: The training of primary teachers on Educational Technology, guided by Problem-Based Learning (PBL) promotes curricular integration of ICT in the classroom? To answer this problem, two objectives were defined: to learn about initial primary teacher training curricula and continuous primary teacher training on Educational Technology and understand primary teachers’ perceptions on the use of ICT in classroom activities; and to plan, develop and evaluate a training program for primary teachers on Educational Technology guided by PBL. To reach these goals, two studies were developed. In study A: were analyzed the programs of Educational Technology disciplines in initial teacher training courses for primary teachers in public higher education in Portugal; were analyzed continuous training courses plans for primary teachers on Educational Technology, carried out between 2000 and 2010 in Nova Ágora – CFAE; and a survey was applied to primary teachers about their perception of ICT using in the classroom. Study B consisted on the preparation, accreditation, development and evaluation of a continuing training program for primary teachers’ on Educational Technology, guided by Problem-Based Learning, in partnership with Nova Ágora - CFAE and Agrupamento de Escolas da Lousã, with a classroom component and a distance component. Main results show that although it has been some investment in terms of initial and continuing teacher training, rates of ICT using in the classroom are still moderate. On the other hand, the teacher training program guided by PBL seems to have had positive effects in the use of ICT in the classroom, which shows the importance of: adjusting teacher training programs to teachers’ needs; teachers’ implication in the process; and systematic follow on learning transfer to educational contexts.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27063
Rights: openAccess
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