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dc.contributor.advisorPita, António Pedro Couto da Rocha-
dc.contributor.authorCunha, Paulo Manuel Ferreira da-
dc.date.accessioned2014-09-28T21:39:42Z-
dc.date.available2014-09-28T21:39:42Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.date.submitted2014-09-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Paulo Manuel Ferreira da - O novo cinema português : políticas públicas e modos de produção (1949-1980). Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27043-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27043-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos Contemporâneos, apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractÉ objectivo da presente tese trabalhar organizadamente com uma série de dados relacionados com a prática e o estudo do cinema para tentar compreender, na sua complexidade, aquilo que entendo como o Novo cinema português, um momento de renovação na história do cinema português que entendi balizar entre 1949 e 1980: um período delimitado entre o abandono de António Ferro da direcção do Secretariado Nacional de Informação, Turismo e Cultura Popular (1949) e a remodelação da Cinemateca Portuguesa no contexto da reorganização institucional do pós-25 de Abril (1980), então dotada de autonomia administrativa e financeira e equiparada a Direcção-Geral, no seio da Secretaria de Estado da Cultura. Em concreto, pretende-se: caracterizar este período do cinema português atendendo à contraposição entre “velho cinema“ e “novo cinema“; estudar a evolução do cinema português tendo em atenção o processo de internacionalização da cultura portuguesa, avaliando o seu impacto na prática artística e cultural e o seu processo de circulação e apropriação; compreender a relação entre o poder político e a prática cultural e artística; e avaliar a importância da expressão artística como manifestação social. Ao longo do presente texto, investigarei as linhas gerais das políticas públicas para o cinema em Portugal e os modos de produção do cinema português entre 1949-1980, procurando identificar, caracterizar e analisar as tentativas de renovação promovidas no cinema português ao longo desse período, nomeadamente: o fim do projecto cultural e artístico de António Ferro e os vazio institucional dos anos que se seguiram; a afirmação dos movimentos neo-realista e cineclubista; as transformações estruturais promovidas por César Moreira Baptista; o surgimento do cinema moderno; a radicalização das propostas e a opção por um modelo cooperativo; as fracturas e as cisões de Abril; e a afirmação definitiva de uma estratégia de internacionalização da produção e da circulação do cinema português. Como uma hipótese de trabalho para compreender esse período na sua complexidade, optei por desenvolver o conceito de “modo de produção“, um conceito que pretende contribuir para uma revisão e uma viragem historiográfica que passa pela valorização de factores extra-fílmicos que influenciam de forma determinante a produção e circulação de cinema, contrariando uma visão estereotipada dominante que desconhece, desconfia ou ignora as importantes fontes históricas que não têm sido utilizadas na compreensão do objecto em estudo nesta tese, e alargar a análise para além dos habituais materiais fílmico e textual (crítico e teórico). Considero fundamental sublinhar, entre outros aspectos, a importância da distribuição, exibição e recepção dos filmes para compreender a evolução do sistema produtivo no cinema português no período aqui em estudo, assim como a transformação da ideia de cinema, crítica e cinefilia que tanto contribuiria para a renovação do cinema português. Desvalorizar ou ignorar estas questões no estudo do cinema português é particularmente grave porque elas estão significativamente relacionadas com a prática fílmica, e estiveram sempre presentes no processo de afirmação e reconhecimento do Novo cinema português. É, em linhas muito gerais, este o tipo de abordagem que proponho para estudar o cinema no período balizado entre 1949 e 1980. Acredito que seja necessária uma abordagem mais ampla do objecto para o compreender em toda a sua complexidade. À tradicional análise estilista mais habitual nos escritos sobre o cinema português, pretendo acrescentar a análise de outros aspectos: nível da organização empresarial, condições de penetração no mercado exibidor e distribuidor nacional e internacional, produção e regulamentação de legislação, investimento estatal e a evolução tecnológica.pt
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to work, on an organised manner, with a series of data related to the practice and study of cinema, in order to understand what I define as New Portuguese Cinema, in all its complexity. It is a renovation moment in the history of the Portuguese cinema, which I decided to limit between 1949 and 1980: a period ranging from the abandonment of the Secretariado Nacional de Informação, Turismo e Cultura Popular (1949) by António Ferro to the remodelling of the Cinemateca Portuguesa, which had administrative and financial independency and was considered to be a Directorate-General within the Secretariat of State for Culture, due to the institutional reorganization that took place after 25th April 1974 (1980). In practice, I wish to: characterize this period of the Portuguese cinema, taking into consideration the conflict between “old cinema” and “new cinema”; study the evolution of the Portuguese cinema while taking into account the internationalization process of the Portuguese culture and evaluating its impact in the artistic and cultural practice and its process of circulation and appropriation; understand the relationship between political power and cultural and artistic practice; and evaluate the importance of the artistic expression as a social manifestation. Throughout this text, I will analyse the broad lines of public politics for cinema in Portugal and the Portuguese cinema’s ways of production between 1949-1980, aiming to identify, characterize and scrutinize the renewal attempts over this period, namely: the end of António Ferro’s cultural and artistic project and the institutional void of the following years; the affirmation of the neo-realistic and film society movements; the structural transformations of César Moreira Baptista; the birth of modern cinema; the radicalisation of proposals and the adoption of a cooperative model; the divisions and partitions that occurred after 25th April 1974; and the definitive confirmation of the internationalization strategy in the production and spread of the Portuguese cinema. As a working hypothesis to understand this period in all its complexity, I decided to develop the “way of production” concept, which intends to contribute to a historical turn and revision by valuing the extra film factors that firmly influence the production and spread of cinema. This contradicts the dominant stereotyped vision that does not know, distrusts or ignores the important historical sources that were not used to understand the object of this thesis. The concept also aims at extending the analysis beyond the usual filmic and textual materials (criticism and theoretical). I think that it is essential to stress the importance of distribution, exhibition and reception of movies, among other things, to understand the evolution of the production system in Portuguese cinema during the period in analysis, as well as the transformation of the idea of cinema, criticism and love of the cinema that would contribute so much to the its renewal. It is particularly serious to underestimate or ignore these questions in the study of the Portuguese cinema because they are significantly related with the film practice and they have always been present in the process of affirmation and recognition of the New Portuguese cinema. On a very general level, this is the approach that I propose to study cinema in the 1949-1980 period. I believe that it is necessary a broader analysis of the object to understand it in all its complexity. To the traditional analysis that is more usual in the written records on the Portuguese cinema, I intend to add the study of other aspects: the level of business organisation, the conditions to enter in national and international markets that exhibit and distribute cinema, the production and regulation of legislation, the governmental investment and the technological evolution.pt
dc.description.sponsorshipFCT - SFRH/BD/37436/2007pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectNovo cinema portuguêspt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectModos de produçãopt
dc.subjectCinema de artept
dc.subjectNew Portuguese cinemapt
dc.subjectPublic policiespt
dc.subjectProduction modept
dc.subjectArt cinemapt
dc.titleO novo cinema português. Políticas públicas e modos de produção (1949-1980)pt
dc.typedoctoralThesispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2015-01-22*
dc.identifier.tid101256353pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2666-1440-
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