Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26389
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Fernando-
dc.contributor.advisorPorto, Nuno-
dc.contributor.authorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.date.accessioned2014-07-24T21:35:05Z-
dc.date.available2014-07-24T21:35:05Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.date.submitted2014-07-24-
dc.identifier.citationBICKER, João Manuel Frade Belo - Quinze anos antes : o design gráfico como prática de clarificação no estúdio FBA. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26389-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26389-
dc.description.abstractEste estudo tem como objecto uma prática profissional de design gráfico, sistemática e continuada e, nesse sentido, a escolha e a reflexão teórica sobre as opções tomadas em cada um dos projectos apresentados servirão o objectivo de demonstrar que aliada a uma prática autoral, cada um destes trabalhos foi executado para servir os objectivos de uma encomenda, ponto de partida essencial em todos eles. São analisadas as diferentes estratégias de abordagem, quer do ponto de vista da formulação e da fundamentação teóricas, quer do ponto de vista da sua materialização. O estudo procura entender em que medida as diferentes abordagens conceptuais e metodológicas respondem aos programas dos diferentes projectos no sentido de tornar claras as mensagens que eles procuram veicular. A investigação divide-se em três partes e uma conclusão. A primeira parte caracteriza o momento da história do design gráfico que corresponde ao nascimento do estúdio. Trata das ideias e das personalidades, da herança e da novidade, da partilha de conhecimentos. Na segunda, são descritas as condições locais que levaram à constituição do estúdio e o seu percurso. Caracteriza-se o espaço físico, o volume de projectos e a sua distribuição por diferentes áreas de actuação e também, os mecanismos de criação de uma cultura do estúdio. Na terceira parte, é analisada uma selecção de projectos que se distinguem pela qualidade dos programas e das equipas e pelos resultados obtidos. O estudo realizado revela que a prática do estúdio fba. assenta no princípio de que o design é encarado como uma forma de clarificação e ilustra o modo como esta posição influencia o processo de design. Adicionalmente, a síntese dos resultados do trabalho, demonstra a utilidade desta tese para a compreensão da prática do estúdio e do seu futuro.por
dc.description.uriTese de doutoramento em Arte Contemporânea, no ramo de Linguística, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectClarificaçãopor
dc.titleQuinze anos antes: O design gráfico como prática de clarificação no estúdio FBApor
dc.typedoctoralThesis-
dc.identifier.tid101449801-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCIAS - Research Centre for Anthropology and Health-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6308-6484-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6122-6028-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 20

742
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

3,171
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.