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https://hdl.handle.net/10316/24492
Title: | Cidades e imaginários turísticos : um estudo sobre quatro cidades médias da Península Ibérica | Authors: | Gomes, Carina Gisela Sousa | Orientador: | Fortuna, Carlos | Keywords: | Cidades de pequena e média dimensão; Turismo urbano; Imaginários turísticos; Paisagens turísticas urbanas; Promoção turística; Small and medium-sized cities; Urban tourism; Tourist imageries; Urban tourismscapes; Tourist promotion | Issue Date: | 30-Jul-2013 | Citation: | GOMES, Carina Gisela Sousa - Cidades e imaginários turísticos : um estudo sobre quatro cidades médias da Península Ibérica. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Esta tese desenvolve uma abordagem acerca do estatuto, das possibilidades e dos desafios
atribuídos ao fenómeno do turismo em cidades de pequena e média dimensão. Nessas cidades,
onde se evidenciam, frequentemente, estratégias e projetos de engrandecimento, o turismo vem
sendo encarado um fator decisivo na reorganização dos territórios e na redefinição de
políticas de planeamento e desenvolvimento, sobretudo pelas expectativas de regeneração das
paisagens e de revitalização das economias urbanas que lhe são associadas. Partindo das
relações construídas, ao longo das últimas décadas, entre as cidades, o setor do turismo e os
responsáveis e promotores de ambos, o presente trabalho tem nas cidades de Braga, Coimbra,
Salamanca e Santiago de Compostela os seus referentes empíricos.
Embora tratando-se de um fenómeno complexo e multifacetado, o turismo deixa antever o
envolvimento de um conjunto diversificado de profissionais, que compõem as paisagens
turísticas das cidades. Todos contribuem, direta ou indiretamente, com responsabilidades
distintas, repertórios variados e racionalidades nem sempre coincidentes, para a produção e
difusão das imagens turísticas das cidades. Os resultados destas atividades permitem que se
olhe para as cidades através de diferentes modos de avaliação e qualificação, isto é, de
múltiplas ordens de grandeza associadas aos sucessos turísticos obtidos. A análise que aqui se
apresenta mostra que as cidades turísticas não devem ser entendidas apenas como reflexo
direto dos espaços urbanos que lhes deram origem, mas também como resultado dos
processos, das relações e das estratégias gerados no decurso da conceção e promoção de um
lugar como destino turístico. A abordagem centra-se, pois, nos modos de conceção,
planeamento e promoção das atividades turísticas nas cidades, considerando os atores
envolvidos, suas ações e perspetivas acerca dos ambientes urbanos em que operam.
O que representa o turismo para as cidades estudadas? Que aspirações e projetos lhes estão
associados? Que estratégias enformam os seus modos de promoção? Que forma e que
conteúdos modelam as suas imagens turísticas? Que racionalidades se manifestam na sua
conceção? E que leitura encontram na visão de quem, turisticamente, experiencia as cidades?
São estas as questões que comandaram a investigação, por referência a um universo de
reprodução imagética que é, necessariamente, complexo e heterogéneo e, por isso, um
terreno plural para os produtores e consumidores do espaço turístico urbano. This thesis focuses on the status, the opportunities and the challenges of the tourism phenomenon in small and medium-sized cities. In those cities, where enlargement strategies are often evident, tourism became a central issue in urban planning practices and policies for urban development. This happened mainly by the revitalization expectations of cities and urban economies. Starting from the relationships built over the past decades, between cities, tourism industry and the promoters of both sides, the present work has Braga, Coimbra, Salamanca and Santiago de Compostela as its empirical referents. Although it is a complex and multifaceted phenomenon, tourism points to the involvement of a diverse set of professionals that shape cities’ tourismscapes. They all contribute, directly or not, with different responsibilities, different repertoires, and rationales not always coincident, for the production and dissemination of cities' tourist images. The results of these activities allow us to look at cities through different modes of assessment and qualification, that is multiple orders of worth, associated with the tourist successful outcomes. The analysis presented here shows that tourist cities should not only be understood as a direct replication of urban spaces that gave rise to them, but also as a result of the processes, relations and strategies generated during the conception and promotion of places as tourist destinations. The approach focuses therefore on ways of conception, planning and promotion of tourist activities in the cities, considering the actors involved, their actions and perspectives about the urban environment in which they operate. What is the importance of tourism for the studied cities? Which wishes and projects are associated with it? Which strategies shape their modes of promotion? Which forms and contents shape their tourist images? Which rationalities are translated into their conception? And how are they understood by those who experience the tourist cities? These are some of the questions that guided the investigation, pointing to a universe of imagetic reproduction which is, necessarily, complex and heterogeneous and therefore a plural ground for producers and consumers of tourist cities. |
Description: | Tese de Doutoramento em Sociologia, na área de Cidades e Culturas Urbanas, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24492 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Teses de Doutoramento UC - Teses de Doutoramento FEUC- Teses de Doutoramento |
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