Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/24373
Title: | A Reforma de 57: Em Direção a um Ensino Universitário da Arquitetura | Authors: | Moniz, Gonçalo Canto | Keywords: | Ensino Moderno da Arquitectura; Politica Educativa; Espaços de Aprendizagem; Ensino Belas-Artes; Ensino Universitário | Issue Date: | 15-Jul-2012 | Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Serial title, monograph or event: | Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação | Place of publication or event: | Lisboa | Abstract: | Esta comunicação tem como objectivo analisar os processos e os métodos de ensino no curso de Arquitetura das duas Escolas de Belas-Artes Portuguesas para caracterizar a transformação do sistema Beaux-Arts num sistema Moderno, próximo do sistema universitário. Este objetivo principal é aprofundado através de dois objetivos secundários: primeiro, identificar os espaços de debate sobre a formação do arquiteto; segundo, caracterizar o contributo dos directores, dos professores e dos alunos para o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a investigação sobre a construção, fixação e implementação da Reforma de 57 pretende também para compreender os primeiros passos do processo de integração dos cursos de Arquitetura na Universidade que será aberto depois de 1974. Assim propomos organizar a comunicação em cinco momentos que permitam aprofundar o significado e o impacto da Reforma de 57 na história do ensino da Arquitetura em Portugal. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24373 | ISBN: | 978-989-96999-6-0 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCM-COLUBHE-2012-ENSINO-155-168.pdf | 364.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
459
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
226
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.