Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2185
Title: Tolerância a falhas em sistemas electromecatrónicos baseados no inversor de fonte de corrente com comutação pela carga
Authors: Alcaso, Adérito Neto 
Orientador: Cardoso, António João Marques
Keywords: Sistemas de energia; Sistemas electromecatrónicos; Accionamentos eléctricos; Fault analysis
Issue Date: 3-Mar-2005
Citation: ALCASO, Adérito Neto - Tolerância a falhas em sistemas electromecatrónicos baseados no inversor de fonte de corrente com comutação pela carga. Coimbra, 2004.
Abstract: O trabalho apresentado nesta dissertação refere-se à análise de avarias e sua compensação em sistemas electromecatrónicos de velocidade variável de potência elevada, baseados na máquina síncrona de excitação eléctrica e no inversor de fonte de corrente com comutação pela carga. A dissertação encontra-se dividida em seis capítulos. No Capítulo 1 é feita a apresentação das estruturas usadas em aplicações de potência elevada, considerando a sua evolução histórica e de funcionamento básico, sendo dado maior detalhe à caracterização do accionamento considerado para análise. O Capítulo 2 descreve a modelização do sistema em estudo, tendo em vista a sua simulação, sendo dado maior destaque ao modelo da máquina síncrona, já que se trata do componente fulcral do accionamento. No Capítulo 3 é apresentada a análise teórica das características electromecânicas do accionamento, em funcionamento normal, complementada com resultados de simulação e experimentais que validam a análise efectuada, assim como o modelo de simulação e a montagem laboratorial implementada. O Capítulo 4 introduz as avarias susceptíveis de ocorrerem no funcionamento dos conversores de potência que integram o accionamento, analisando os seus efeitos nas características do mesmo. São apresentados diversos resultados, ilustrando este funcionamento para o caso do tipo de falhas que não põem em causa a própria sobrevivência imediata dos constituintes do accionamento. O Capítulo 5 propõe algumas soluções para compensar as avarias apresentadas, introduzindo assim algum nível de tolerância no funcionamento do accionamento e melhorando o seu desempenho pós-falha. Por fim, no Capítulo 6, são apresentadas as conclusões finais, tendo em conta os resultados obtidos durante o estudo efectuado e perspectivando desenvolvimentos futuros no âmbito do trabalho desenvolvido. A dissertação é completada com as referências bibliográficas utilizadas ao longo do texto e complementada com cinco anexos, que ilustram algum do trabalho desenvolvido, nomeadamente para a implementação da montagem laboratorial.
URI: https://hdl.handle.net/10316/2185
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Doutoramento Adérito N Alcaso.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

434
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

568
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.