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Title: Mediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantil
Authors: Almeida, Fátima Cristina Ribeiro de 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando
Keywords: Obesidade nas crianças; Consumo; Obesidade; Factores de risco; Atitudes dos professores; Uso dos Media; Medidas de prevenção
Issue Date: 10-Jan-2013
Citation: ALMEIDA, Fátima Cristina Ribeiro de - Mediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantil. Coimbra : [s.n.], 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/21537
Abstract: Este estudo tem como objectivo analisar e caracterizar a mediação parental no uso dos media junto dos pais de crianças e adolescentes e seu efeito protector na prevenção da obesidade infantil. A amostra dos pais foi avaliada segundo os padrões de comunicação familiar e a atitude face à publicidade/publicidade infantil, enquanto que nas crianças/adolescentes é medido o auto-conceito, a capacidade empática e o locus de controlo da causalidade. Em ambas foram recolhidos dados relativos à mediação parental e hábitos televisivos. Analisados os resultados foi encontrado, entre outras associações, um efeito protector da obesidade infantil na variável da atitude parental face à publicidade infantil. Este facto valida a eficácia de intervenções que elejam as crenças como dimensão prioritária, pois só através destas é possível modificar atitudes e comportamentos no sentido da maior protecção infantil.
This study aims to analyse and characterize the parental mediation of media use among parents of children and adolescents and their protective effect in preventing childhood obesity. The sample of parents was assessed according to family communication patterns and attitudes to advertising/child advertising, whereas in children/adolescents is measured self-concept, the capacity for empathy and locus of control causality. In both, data were colected for mediation and parental viewing habits. Analysed the results was found, among other associations, a protective effect of childhood obesity in the variable of parental attitude to child advertising. This validates the effectiveness of interventions that elect beliefs as a priority dimension, because only through these is possible to change attitudes and behaviors towards greater protection of children.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21537
Rights: embargoedAccess
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