Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21463
Title: Cidades inteligentes, inteligência territorial e criatividade em Portugal. A relação entre as dimensões real e virtual dos sistemas de conhecimento e aprendizagem
Authors: Fernandes, Ricardo 
Gama, Rui 
Keywords: Cidades inteligentes; Criatividade; Território; Portugal
Issue Date: 15-Jan-2013
Series/Report no.: Cadernos de Geografia
nº28/29 (2010/2011)
Abstract: Vivemos um novo paradigma territorial baseado no conhecimento, na aprendizagem e nas novas tecnologias. As regiões portuguesas podem aparecer na actualidade como colectoras de conhecimento, com forte capacidade para a aprendizagem, a inovação e a criatividade. Independentemente das necessidades e dos agentes de desenvolvimento das regiões, os territórios têm lacunas identificadas ao nível da coordenação, da organização e da capacidade de fazerem a interpretação dos factores estratégicos de desenvolvimento regional.
É essencial criar um modelo de organização para os sistemas de conhecimento locais e regionais baseados no conceito de território inteligente. O estabelecimento de um quadro comum entre os agentes territoriais em torno de uma visão e posicionamento para o desenvolvimento deve residir na valorização das dimensões digital, inteligente e criativa, no marketing territorial estratégico e no recurso a políticas activas de conhecimento e desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21463
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernandes_Gama_CG_2010.pdf265.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

383
checked on Jun 10, 2019

Download(s) 20

545
checked on Jun 10, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.