Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2134
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dc.contributor.advisorSeco, Álvaro Jorge da Maia-
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria César Bastos-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:58:39Z-
dc.date.available2008-12-04T13:58:39Z-
dc.date.issued2004-07-30en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2134-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo central a definição de uma metodologia de apoio à concepção de rotundas baseada na avaliação do potencial de condicionamento do comportamento do condutor através da geometria das soluções. O trabalho de investigação desenvolvido incidiu assim sobre o levantamento crítico e exaustivo do estado da arte enquadrador do tema e na descrição e explicação do comportamento de um conjunto de condutores ao longo da aproximação, atravessamento e saída de um número significativo de rotundas que, no seu conjunto, reflectem gamas razoáveis de variabilidade dos diferentes parâmetros geométricos e respondem genericamente às recomendações técnicas da especialidade. Os trabalhos de recolhas de dados de campo basearam-se num veículo instrumentado, desenvolvido de raiz, o qual garantiu o registo de dados ligados à dinâmica do veículo e ao controlo dos comandos primários por parte do condutor, em quantidade suficiente e com a precisão desejada. O desenvolvimento teórico do trabalho assentou em três partes fundamentais. A primeira centrou-se na caracterização do comportamento dos condutores durante o circuito de aproximação, atravessamento e saída das rotundas, nomeadamente em termos de velocidades e de trajectórias seleccionadas. Em paralelo procedeu-se a uma avaliação global do desempenho das soluções geométricas subjacentes ao estudo. Uma parte significativa dos trabalhos corresponde à selecção e avaliação das potencialidades ligadas a um conjunto de indicadores caracterizadores do comportamento do condutor e do desempenho geral das soluções. A segunda parte do trabalho incidiu sobre a aplicação de um conjunto de técnicas estatísticas que sustentaram o desenvolvimento de expressões matemáticas que apresentam de uma forma quantificada as inter-relações entre, por um lado, as características geométricas e o ambiente rodoviário e, por outro, o comportamento dos condutores caracterizado, nomeadamente, através dos perfis de velocidade e pelas trajectórias adoptados. Os trabalhos conclusivos incidiram sobre a aplicação dos resultados das modelações matemáticas, na avaliação crítica de algumas das regras básicas de projecto defendidas em manuais da especialidade e na apresentação de um conjunto de recomendações gerais de apoio ao projecto geométrico de soluções do tipo rotunda.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectUrbanismo, Ordenamento do Território e Transportesen_US
dc.subjectCruzamentos giratóriosen_US
dc.titleDefinição de uma metodologia de concepção de cruzamentos giratóriosen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.author.orcid0000-0002-8696-5705-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento
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