Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2131
Title: Estudo do escoamento originado por dois jactos parietais não-isotérmicos num domínio fechado
Authors: Costa, José Joaquim da 
Keywords: Transmissão de Calor
Issue Date: 27-Jun-1996
Citation: COSTA, José Joaquim da - Estudo do escoamento originado por dois jactos parietais não-isotérmicos num domínio fechado. Coimbra, ed. aut., 1996, 310 p.
Abstract: Apresenta-se um estudo experimental e numérico de escoamentos de ar originados por dois jactos planos parietais não-isotérmicos num domínio fechado, análogos aos tipicamente encontrados em compartimentos de habitação equipados com uma fonte de calor convectiva, ao nível do chão, e um sistema de ventilação forçada de mistura. A componente laboratorial do estudo consiste principalmente em medições locais dos campos de velocidade e de temperatura no plano de simetria de uma cavidade de secção transversal quadrada (1 x 1 m2), usando, respectivamente, um anemómetro laser-Doppler de duas componentes e uma sonda de termopar. O método numérico baseia-se na resolução, sob a forma de diferenças finitas, das equações bidimensionais que exprimem a conservação de massa, de quantidade de movimento e de energia térmica, em média temporal. O transporte turbulento émodelizado em termos de difusibilidades turbulentas, sendo utilizadas, para efeitos de comparação, nove versões diferentes do modelo de turbulência k-e. Em termos globais, a melhor aproximação numérica aos dados experimentais, no regime de convecção mista, éobtida com o modelo de Nagano e Hishida (NH) para baixos números de Reynolds, cujos resultados são ainda melhorados mediante algumas modificações (Prt e Ce3 variáveis). Esta é, aliás, a única formulação que se revelou capaz de prever numericamente a inversão do escoamento, comprovada por via experimental. É realizado um estudo paramétrico sistemático, abrangendo uma vasta gama de regimes de escoamento (Reg=10^-1-10^5). As influências da geometria do compartimento, da largura das secções de entradas dos jactos, da temperatura das paredes e da razão entre os caudais dos dois jactos são quantificadas relativamente àvelocidade máxima na zona ocupada, Umr. Verifica-se que os regimes correspondentes aos requisitos habituais para a ventilação de espaços habitados se situam no domínio da convecção mista. Os resultados permitem ainda caracterizar as condições que favorecem a ocorrência de inversão do escoamento.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Transmissão de Calor) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2131
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

374
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.