Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2128
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueiredo, António Rui de Almeida-
dc.contributor.advisorCosta, José Joaquim da-
dc.contributor.authorRuivo, Celestino Rodrigues-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:20:35Z-
dc.date.available2008-12-04T14:20:35Z-
dc.date.issued2005-10-31en_US
dc.identifier.citationRUIVO, Celestino Rodrigues - Modelação numérica dos fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicas. Coimbra, 2005. 252 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/2128-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Transmissão de Calor) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractApresenta-se um estudo de índole numérica sobre os fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicas. A modelação fez-se, numa primeira fase, para um domínio de um canal tomando como base uma formulação detalhada em ambos os sub-domínios, do escoamento e da parede, tendo as equações de conservação sido discretizadas através do método dos volumes finitos e resolvidas num domínio bidimensional. Numa segunda fase, analisou-se a resposta transiente de um canal de placas paralelas e implementaram-se modelos com simplificações ao nível da formulação no domínio do escoamento e compararam-se os resultados destes com os dos modelos detalhados. A modelação simplificada do escoamento e das trocas convectivas com a parede apresentou uma boa concordância de resultados, pelo que foi adaptada à simulação do comportamento de um canal com configuração real em regime cíclico estacionário, como se o canal a uma roda higroscópica pertencesse. Utilizou-se uma versão unidimensional deste último modelo para a simulação da resposta transiente de um elemento de canal, com vista ao estudo da validade de algumas hipóteses de simplificação na modelação do meio poroso exsicante. Os cálculos foram estendidos à análise do comportamento do elemento de canal em condições de regime cíclico estacionário. Os estudos realizados quer sobre a configuração de elemento de canal, quer sobre o desempenho da roda higroscópica, puseram em evidência a existência de condições de desempenho óptimas, nomeadamente no que respeita à duração total do ciclo de adsorção/desadsorção, à duração de cada um dos modos, bem como à constituição da parede da matriz. Os modelos desenvolvidos revelaram ser ferramentas de cálculo úteis na concepção e na simulação do comportamento de rodas higroscópicas, podendo ser utilizados no desenvolvimento de módulos de simulação de rodas higroscópicas mais simplificados.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectTransmissão de Caloren_US
dc.titleModelação numérica dos fenómenos de transferência de calor e de massa em rodas higroscópicasen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextSem Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4488-4373-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7015-6989-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

410
checked on Apr 7, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.