Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2105
Title: Modelos do sistema auditivo periférico no reconhecimento automático da fala
Authors: Perdigão, Fernando Manuel dos Santos 
Orientador: Sá, Luís António Serralva Vieira de
Keywords: Telecomunicações e Electrónica; Engenharia Electrotécnica
Issue Date: 29-Jun-1998
Citation: PERDIGÃO, Fernando Manuel dos Santos - Modelos do sistema auditivo periférico no reconhecimento automático da fala. Coimbra, 1997.
Abstract: O trabalho de investigação documentado nesta dissertação insere-se no estudo da representação de sinais de fala com base auditória e a sua aplicação em sistemas de reconhecimento automático da fala. Os primeiros capítulos da tese são dedicados ao estudo e caracterização das várias etapas da sistema auditivo periférico desde o ouvido externo até ao nervo coclear. São assim analisados e desenvolvidos modelos do ouvido externo, da cóclea e das fibras do nervo coclear. Este estudo conduz à definição de um sistema de análise de sinais que inclui as principais características do sistema auditivo. Este sistema de análise é composto por um banco de filtros que simula a cóclea e por modelos das fibras do nervo coclear associados a cada canal do banco de filtros. Vários esquemas de bancos de filtros e modelos de fibras são considerados e integrados num reconhecedor automático de fala, baseado em modelos de Markov não observáveis, a fim de se poder comparar os méritos relativos da representação auditiva face a sistemas de análise de sinais convencionais. Seguidamente é abordada a representação de sinais de fala ao nível do nervo coclear e do núcleo coclear. São caracterizados aspectos da representação com base na taxa média de disparos que contribuem para uma codificação robusta do espectro acústico face a distorções dos sinais, nomeadamente ruído aditivo e convolucional. É proposto um sistema de análise de sinais de baixa complexidade computacional que integra as características essenciais dos modelos auditivos mais complexos. Finalmente é definida uma tarefa de reconhecimento de dígitos isolados onde se comparam vários modelos e sistemas de análise e se analisa a capacidade de generalização e de robustez da representação com base auditiva e onde são mostradas as vantagens em utilizar uma representação com base auditória.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Telecomunicações e Electrónica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/2105
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

522
checked on Jun 2, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.