Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/20346
Title: Porque a competência pedagógica conta: O reforço do papel da avaliação dos docentes na estratégia de desenvolvimento de uma Faculdade clássica de Medicina
Other Titles: Teaching Matters: Strengthening the Role of Teacher's Assessment in the Development of a Classical Medical School
Authors: Mota-Pinto, Anabela 
Gaspar, M Filomena 
da Conceição, Hugo CF 
Pereira da Silva, José António 
Keywords: Educação Médica; Avaliação
Issue Date: 2007
Serial title, monograph or event: Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde
Volume: 4
Issue: 1
Abstract: “Poor teaching performance is tolerated, whereas poor quality in research or substandard patient care is not. It is time to professionalize teaching and education” (Steinert, 2005). A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma escola médica clássica, sem qualquer tradição na avaliação do ensino e com uma considerável resistência à introdução de mecanismos de auditoria de qualidade. Com o objectivo de contribuir para ultrapassar estas dificuldades, o regente da disciplina de Fisiopatologia, e membro do Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUC, aplicou um questionário nessa disciplina. Este questionário foi concebido para cobrir dimensões relevantes na avaliação da qualidade de ensino: objectivos; conteúdos; materiais; métodos de ensino; instrumentos de avaliação; apresentação e preparação da aula. Foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário no fim de cada aula teórica e cada aula teórico-prática. Foi recolhido um total de 2401 questionários (aulas teóricas=1210; aulas teórico-práticas= 1191). Os resultados são discutidos em termos das suas implicações para o desenvolvimento do pessoal docente, das políticas da Escola e para a promoção da qualidade de ensino, como uma contribuição tendente ao estabelecimento de um clima institucional que encoraje a liderança educacional, a inovação e a excelência.
URI: http://hdl.handle.net/10316/20346
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Artigos em Revistas Nacionais

Show full item record

Page view(s)

154
checked on Nov 19, 2019

Download(s) 5

4,466
checked on Nov 19, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.