Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1989
Title: Convenção forçada em torno de um cilindro circular na proximidade de uma superfície plana
Authors: Figueiredo, António Rui de Almeida 
Keywords: Mecânica Estrutural
Issue Date: 17-Dec-1986
Citation: FIGUEIREDO, António Rui de Almeida - Convenção forçada em torno de um cilindro circular na proximidade de uma superfície plana. Coimbra, 1987.
Abstract: Analisa-se o comportamento dinâmico e térmico de um cilindro circular imerso num escoamento uniforme; expôem-se os conceitos fundamentais da teoria da camada limite com ele directamente ligados. Passam-se em revista os resultados teóricos e experimentais fornecidos pala literatura referentes ao fenómeno da convecção forçada sobre a superfície de um cilindro nas condições referidas. Estuda-se a interacção dinâmica entre um cilindro e um escoamento perpendicular ao seu eixo na proximidade de uma superfície plana. Fazem-se variar a distância cilindro-superfície e, para o caso correspondente a uma distância nula, as características da camada limite desenvolvida sobre a superfície plana. Mede-se, em cada caso a distribuição da pressão em torno do cilindro e sobre a superfície, e determinam-se os valores dos coeficientes de resistência e de sustentação do cilindro. Faz-se o estudo da convecção forçada sobre o cilindro nas condições anteriormente referidas. Medem-se a distribuição do fluxo local de calor em torno do cilindro e o valor do fluxo global. Interpretam-se os resultados obtidos á luz dos conhecimentos proporcionados pelo estudo dinâmico previamente desenvolvido. Os resultados referentes à convecção externa são utilizados no estudo do comportamento térmico de um cilindro negro, pousado no solo e submetido à acção simultânea do vento atmosférico e da radiação solar; elabora-se um modelo analítico que toma em conta os principais processos de transmissão de calor envolvidos. Analisam-se as potencialidades de um dispositivo desse tipo funcionando como colector solar a ar. Determinam-se os parâmetros mais significativos que condicionam o seu comportamento e propôe-se um algoritmo simplificado de cálculo do seu rendimento térmico.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Transmissão de Calor) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1989
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

266
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.