Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1975
Title: Ondas ultra-sonoras guiadas na caracterização e controlo não destrutivo de materiais
Other Titles: Ultrasonic guided waves in the characterization and non destructive testing of materials
Authors: Santos, Mário João Simões Ferreira dos 
Orientador: Perdigão, João Manuel Domingues
Ferreira, António José Ribeiro
Keywords: Materiais e campo electromagnético; Onda ultra-sónica
Issue Date: 19-May-2004
Citation: SANTOS, Mário João Simões Ferreira dos - Ondas ultra-sonoras guiadas na caracterização e controlo não destrutivo de materiais. Coimbra, 2004.
Abstract: As ondas ultra-sonoras guiadas, contrariamente às ondas de volume utilizadas nos métodos convencionais, necessitam de fronteiras para a sua propagação. Os exemplos mais conhecidos são as ondas de superfície, se o meio de propagação tiver uma só fronteira (meio semi-infinito) e as ondas de Lamb, quando passamos a ter duas fronteiras (placa). Das suas grandes vantagens destacam-se a possibilidade de análise de grandes distâncias sem deslocamento dos transdutores, a capacidade de inspecção de zonas inacessíveis ou a hipótese de sintonização de um determinado modo de propagação de forma a garantir melhor detecção e menores perdas. Estas características conduzem, normalmente, à concepção de sistemas de análise mais rápidos e de baixo custo. O facto de uma grande parte das estruturas e materiais correntes apresentar a forma de colagens, soldaduras ou sistemas multicamada, aliado às vantagens enumeradas, são motivos suficientes para o seu desenvolvimento no presente trabalho. Inicialmente são apresentados os conceitos básicos e teoria subjacente à propagação de ondas ultra-sonoras e é feita a revisão do estado dos conhecimentos das técnicas usadas em controlo não destrutivo por ultra-sons. De forma a possibilitar a compreensão dos fenómenos associados à propagação das ondas ultra-sonoras guiadas, são efectuadas implementações computacionais e trabalho experimental, que permitem a determinação de parâmetros tais como: velocidade de fase, velocidade de grupo, deslocamentos e atenuação Várias aplicações das ondas guiadas, que vão desde a detecção e caracterização de defeitos em placas de alumínio, inspecção de soldaduras, até à análise da integridade de colagens são estudadas, sendo obtidos, de uma forma geral, bons resultados. No último ponto é descrito e apresentado um sistema original, destinado à caracterização de algumas propriedades do papel, que vem demonstrar mais uma das potencialidades associadas ao uso das ondas guiadas em controlo não destrutivo.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Electrotécnica, especialização Materiais e Campo Electromagnético) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1975
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Mario J Santos.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

545
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

690
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.