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https://hdl.handle.net/10316/1914
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Aníbal Traça de | - |
dc.contributor.advisor | Nunes, Urbano José Carreira | - |
dc.contributor.author | Araújo, Rui Alexandre de Matos | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:04:01Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:04:01Z | - |
dc.date.issued | 2000-01-13 | en_US |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rui Alexandre de Matos - Aprendizagem de tarefas em robots móveis e manipuladores. Coimbra, 1999. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1914 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Instrumentação e Controlo) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação centra-se na área da aprendizagem de competências de realização de tarefas com robots. Esta linha de investigação visa enfrentar e resolver complexidades de modelação e controlo envolvidas na realização de tarefas, e aumentar a autonomia e generalidade dos robots. É realizada uma sequência de investigações abrangendo os problemas do controlo de tarefas de navegação de um robot móvel autónomo em ambientes desconhecidos, e do controlo de tarefas finas de um manipulador tendo por base informação sensorial. É apresentado e validado experimentalmente um método de aprendizagem, o algoritmo "parti-game", para simultânea e cooperativamente construir um modelo do mundo, e aprender a navegar um robot móvel até uma região de destino. É investigado o comportamento do método perante alterações no ambiente de trabalho do robot. De seguida a tese desenvolve um novo método, baseado na arquitectura neuronal "Fuzzy ART", para a construção de modelos do mundo a partir de informação sensorial. O novo método é depois integrado, como complemento, no modelo "parti-game" do mundo, permitindo uma utilização mais eficiente da informação sensorial recebida. Utilizando o novo e melhorado modelo do mundo, é seguidamente introduzido um método de filtragem predictiva de trajectórias na aproximação de aprendizagem, reduzindo os custos de exploração, e resultando num novo e melhorado método de navegação. São validados experimentalmente os diferentes métodos de navegação. É de seguida realizado um estudo do problema dos erros de movimento, que surgem devido à quantização dos comandos de velocidade aplicáveis às rodas de um robot Khepera. São desenvolvidos dois algoritmos para aplicação na redução de erros. Na parte final da tese é apresentada e investigada uma arquitectura de aprendizagem por reforço, destinada à aquisição de competências de controlo para realização de tarefas finas com um manipulador tendo por base informação sensorial. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Instrumentação e controlo | en_US |
dc.subject | Robôs móveis | en_US |
dc.title | Aprendizagem de tarefas em robots móveis e manipuladores | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | ISR - Institute of Systems and Robotics | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1007-8675 | - |
crisitem.advisor.researchunit | ISR - Institute of Systems and Robotics | - |
crisitem.advisor.researchunit | ISR - Institute of Systems and Robotics | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3641-5174 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-7750-5221 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento |
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