Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1914
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dc.contributor.advisorAlmeida, Aníbal Traça de-
dc.contributor.advisorNunes, Urbano José Carreira-
dc.contributor.authorAraújo, Rui Alexandre de Matos-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:04:01Z-
dc.date.available2008-12-04T14:04:01Z-
dc.date.issued2000-01-13en_US
dc.identifier.citationARAÚJO, Rui Alexandre de Matos - Aprendizagem de tarefas em robots móveis e manipuladores. Coimbra, 1999.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1914-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Instrumentação e Controlo) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra-
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação centra-se na área da aprendizagem de competências de realização de tarefas com robots. Esta linha de investigação visa enfrentar e resolver complexidades de modelação e controlo envolvidas na realização de tarefas, e aumentar a autonomia e generalidade dos robots. É realizada uma sequência de investigações abrangendo os problemas do controlo de tarefas de navegação de um robot móvel autónomo em ambientes desconhecidos, e do controlo de tarefas finas de um manipulador tendo por base informação sensorial. É apresentado e validado experimentalmente um método de aprendizagem, o algoritmo "parti-game", para simultânea e cooperativamente construir um modelo do mundo, e aprender a navegar um robot móvel até uma região de destino. É investigado o comportamento do método perante alterações no ambiente de trabalho do robot. De seguida a tese desenvolve um novo método, baseado na arquitectura neuronal "Fuzzy ART", para a construção de modelos do mundo a partir de informação sensorial. O novo método é depois integrado, como complemento, no modelo "parti-game" do mundo, permitindo uma utilização mais eficiente da informação sensorial recebida. Utilizando o novo e melhorado modelo do mundo, é seguidamente introduzido um método de filtragem predictiva de trajectórias na aproximação de aprendizagem, reduzindo os custos de exploração, e resultando num novo e melhorado método de navegação. São validados experimentalmente os diferentes métodos de navegação. É de seguida realizado um estudo do problema dos erros de movimento, que surgem devido à quantização dos comandos de velocidade aplicáveis às rodas de um robot Khepera. São desenvolvidos dois algoritmos para aplicação na redução de erros. Na parte final da tese é apresentada e investigada uma arquitectura de aprendizagem por reforço, destinada à aquisição de competências de controlo para realização de tarefas finas com um manipulador tendo por base informação sensorial.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectInstrumentação e controloen_US
dc.subjectRobôs móveisen_US
dc.titleAprendizagem de tarefas em robots móveis e manipuladoresen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextnone-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1007-8675-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3641-5174-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7750-5221-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento
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