Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1889
Title: Acções hidrodinâmicas em estruturas hidráulicas : modelação computacional do ressalto hidráulico
Authors: Carvalho, Maria Rita Lacerda M. Fernandes 
Orientador: Ramos, Carlos Alberto Matias
Marques, José Alfeu Almeida Sá
Keywords: Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente; Engenharia Civil
Issue Date: 21-Oct-2002
Citation: CARVALHO, Maria Rita Lacerda M. Fernandes - Acções hidrodinâmicas em estruturas hidráulicas : modelação computacional do ressalto hidráulico. Coimbra, 2002.308 p.
Abstract: Foram estudados neste trabalho os ressaltos hidráulicos correspondentes a números de Froude do escoamento a montante de 6 e 10, formados a jusante de um descarregador, numa bacia de dissipação rectangular de soleira horizontal simples, com soleira terminal e bloco de amortecimento, recorrendo a ensaios laboratoriais e modelação computacional. A instalação experimental utilizada neste estudo era constituída por um canal principal de largura constante igual a 1,2 m, contendo o descarregador e a bacia de dissipação de soleira horizontal, na qual se podiam obter caudais até 200 l/s e colocar os acessórios mencionados. Foram efectuadas medições de velocidade (sistemas ADV e tubo de Pitot com funcionamento em contrapressão), de pressão (transdutores de pressão colocados à face no fundo da soleira da bacia de dissipação) e concentração de ar (sonda de concentração de ar desenvolvida pelo BUREC). O modelo computacional desenvolvido neste trabalho foi um modelo numérico 2DV baseado nas equações de Navier-Stokes, no qual a superfície livre é tratada utilizando a técnica VOF (Volume-of-Fluid), os obstáculos são representados utilizando o método FAVOR (Fractional-Area-Volume Representation), e a dinâmica da turbulência representada por um desenvolvimento do modelo de fecho RNG k-e. Outras particularidades do código, vitais para a sua aplicação prática, incluem a determinação de um passo de tempo de cálculo automático, esquemas de elevada resolução para os termos de advecção e uma variedade de condições de fronteira para as variáveis dependentes nas fronteiras do domínio, superfície livre e obstáculos internos. Para cada simulação, foram analisadas as características gerais e propriedades globais importantes do escoamento. Os resultados da aplicação do modelo numérico relativos à caracterização da estrutura interna dos ressaltos hidráulicos (perfis de velocidade em várias secções), evolução da superfície livre, e pressão na soleira e junto às soleiras revestidas de bacias de dissipação de energia foram bastante próximos dos obtidos experimentalmente e em alguns casos propocionaram informação que não pode ser obtida nem por fórmulas existentes nem por o equipamento laboratorial disponível.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1889
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

571
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.