Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18833
Title: | Museologia da Arte Sacra em Portugal (1820-2010). Espaços, Momentos, Museografia | Authors: | Costa, António Manuel Ribeiro Pereira da | Orientador: | Encarnação, José d' Mendes, José M. Amado |
Keywords: | Museologia; Arte sacra -- Portugal; Património religioso -- Portugal; Arte sacra -- Portugal -- 1820-2010 | Issue Date: | 27-Mar-2012 | Citation: | COSTA, António Manuel Ribeiro Pereira da - Museologia da Arte Sacra em Portugal (1820-2010). Espaços, Momentos, Museografia [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/18833> | Abstract: | A arte sacra cristã constitui uma categoria muito própria da produção artística, enquanto
evidência material do Homem e da sua relação com o Sagrado, caracterizada quer pela
temática e simbologia, quer pela peculiar aplicação ritual. Atendendo à importância do
legado histórico e artístico eclesiástico no património cultural português, o presente estudo
analisa as práticas museológicas em torno dos bens da Igreja Católica afectos ao culto e à
devoção, nomeadamente a sua inclusão na esfera dos museus e a utilização em exposições,
desde o início do período liberal, momento de afirmação do museu como instituição de
utilidade pública, até à actualidade, marcada por uma crescente dinâmica neste domínio.
Em termos estruturais, radica em dois objectivos distintos que se complementam num
avanço convergente do histórico para o teórico e do geral para o particular, procurando
compreender o fenómeno da museologia da arte sacra em Portugal através das suas dimensões
permanente e temporária. Num âmbito histórico, traça-se a evolução da museologia da
arte sacra, a partir do inventário e estudo dos museus e das exposições temporárias, determinando
os momentos-chave e a sua relação com a História do País, da Igreja e da Museologia,
de um modo geral, considerando não apenas o processo expositivo mas também as
restantes funções museológicas que se coligem da definição internacional de museu, bem
como as outorgadas especificamente aos museus desta tipologia. Em concreto, examinam-
-se as motivações e a relação entre as exposições temporárias, as permanentes e as acções
desenvolvidas no âmbito da salvaguarda dos bens culturais da Igreja e suas inter-
-influências. Dentro de um plano mais teórico, analisa-se a relação da arte sacra com a disciplina
museológica, ponderando o termo de uma função ritual e devocional e o início de
uma nova existência como objecto museológico pleno, e o que ocorre quando a entidade
musealizadora é a própria Igreja. Christian sacred art establishes a distinct category in the realm of artistic production, as a material evidence of Man and its relation with the Sacred, characterized not only by its thematic and symbology, but also by its peculiar ritual application. Attending to the historical and artistic value of the ecclesiastic legacy in the Portuguese cultural heritage, this study analyses the museological practices around the goods of the Catholic Church affected to the cult and the devotion, especially its inclusion in the sphere of the museums and its use in exhibitions, since the beginning of the liberal period, affirmation moment of the museum as a public utility institution, until the present, marked by an increasing dynamics in this domain. In structural terms, it settles on two distinct goals that complement each other in a convergent progression from the historical to the theoretical and from the general to the individual, looking to understand the sacred art museological phenomena in Portugal through its permanent and temporary dimensions. In a historical scope, the evolution of the sacred art museology it’s traced from the inventory and study of the museums and temporary exhibitions, setting forth the key-moments and its relation with the Country, Church and Museology History, in general, regarding not only the exhibitional process but also the remaining museological functions collected from the international definition of museum, as well as the ones specifically granted to this kind of museums. In particular, the motivations and the relation between the temporary and permanent exhibitions and the actions developed on the safeguard of the cultural goods of the Church and its inter-influences are examined. Inside of a more theoretical plan, the relation between sacred art and the museological disciplines, considering the term of a ritual and devotional function and the beginning of a new full existence as museological object, and what happens when the Church itself is the musealizer entity. |
Description: | Tese de doutoramento em Letras, área de História, na especialidade de Museologia e Património Cultural | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18833 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Museologia da Arte Sacra em Portugal (1820-2010).pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,166
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 10
3,649
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.