Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17600
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Esperança, Telma Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-14T11:52:12Z | - |
dc.date.available | 2011-11-14T11:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | - |
dc.identifier.citation | Esperança, Telma Henriques - Aprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da natureza. Coimbra, 2011 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17600 | - |
dc.description.abstract | O projecto de Tese apresentado neste documento encontra-se dividido em cinco Capítulos. Neste primeiro Capítulo apresenta-se o Projecto de Tese: descreve-se a estrutura do presente documento e apresenta-se genericamente o estudo que se pretende realizar. No segundo Capítulo encontra-se o objectivo da tese, com a especificação do tema a ser investigado e uma abordagem genérica à metodologia proposta. Em seguida enquadra-se o trabalho no panorama nacional, justificando a necessidade da realização desta investigação. Analisa-se a sua pertinência e a perspectiva de uma contribuição para a evolução do conhecimento científico na área – Ensino da Física. O estado da arte é alvo de reflexão no terceiro Capítulo, no qual se apresentam os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre: Modelos e Teorias do Ensino e Aprendizagem; Trabalho laboratorial; Aprender por inquiry; Investigação-acção e Trabalho de grupo. São apresentadas e comentadas as propostas, soluções, abordagens, ou técnicas que se encontram na literatura nacional e internacional, recorrendo a livros, revistas científicas, artigos, entre outras fontes fidedignas. O penúltimo capítulo contempla uma descrição detalhada da metodologia que se pretende desenvolver, explicando a natureza do estudo, as técnicas previstas, as várias fases do plano de trabalho e as condicionantes que poderão influenciar o desenrolar da investigação. O Projecto de Tese termina com o quinto capítulo no qual estão reunidas todas as fontes bibliográficas, nacionais e internacionais, que serviram de referência a este projecto de Tese. As referências estão ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome do primeiro autor, sendo ele único ou com colaboradores, seguindo-se a ordem cronológica de publicação quando houver mais de uma referência do mesmo autor. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da física | por |
dc.subject | Ensino da física - pesquisa bibliografica | por |
dc.subject | Ensino da física e da química - fontes bibliográficas nacionais e internacionais | por |
dc.subject | Física - actividades laboratoriais - física | por |
dc.subject | Teorias da aprendizagem | por |
dc.title | Aprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da natureza | por |
dc.type | report | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_93fc | - |
item.openairetype | report | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | FCTUC Física - Relatórios Técnicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProjectoTese .pdf | 371.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.