Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17600
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEsperança, Telma Henriques-
dc.date.accessioned2011-11-14T11:52:12Z-
dc.date.available2011-11-14T11:52:12Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationEsperança, Telma Henriques - Aprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da natureza. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17600-
dc.description.abstractO projecto de Tese apresentado neste documento encontra-se dividido em cinco Capítulos. Neste primeiro Capítulo apresenta-se o Projecto de Tese: descreve-se a estrutura do presente documento e apresenta-se genericamente o estudo que se pretende realizar. No segundo Capítulo encontra-se o objectivo da tese, com a especificação do tema a ser investigado e uma abordagem genérica à metodologia proposta. Em seguida enquadra-se o trabalho no panorama nacional, justificando a necessidade da realização desta investigação. Analisa-se a sua pertinência e a perspectiva de uma contribuição para a evolução do conhecimento científico na área – Ensino da Física. O estado da arte é alvo de reflexão no terceiro Capítulo, no qual se apresentam os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre: Modelos e Teorias do Ensino e Aprendizagem; Trabalho laboratorial; Aprender por inquiry; Investigação-acção e Trabalho de grupo. São apresentadas e comentadas as propostas, soluções, abordagens, ou técnicas que se encontram na literatura nacional e internacional, recorrendo a livros, revistas científicas, artigos, entre outras fontes fidedignas. O penúltimo capítulo contempla uma descrição detalhada da metodologia que se pretende desenvolver, explicando a natureza do estudo, as técnicas previstas, as várias fases do plano de trabalho e as condicionantes que poderão influenciar o desenrolar da investigação. O Projecto de Tese termina com o quinto capítulo no qual estão reunidas todas as fontes bibliográficas, nacionais e internacionais, que serviram de referência a este projecto de Tese. As referências estão ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome do primeiro autor, sendo ele único ou com colaboradores, seguindo-se a ordem cronológica de publicação quando houver mais de uma referência do mesmo autor.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da físicapor
dc.subjectEnsino da física - pesquisa bibliograficapor
dc.subjectEnsino da física e da química - fontes bibliográficas nacionais e internacionaispor
dc.subjectFísica - actividades laboratoriais - físicapor
dc.subjectTeorias da aprendizagempor
dc.titleAprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da naturezapor
dc.typereportpor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_93fc-
item.openairetypereport-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FCTUC Física - Relatórios Técnicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ProjectoTese .pdf371.98 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.